meu filho esta diagnosticado com pio de 12/12 mmHg, tendo escavação discal aproximadamente de 0,8 para 0,9 no OD e normal no OE. O que significa? E preocupante? tenho que procurar imediatamente ajuda? Ele tem 19 anos.
A suspeita de glaucoma sempre causa grande ansiedade. Ele apresenta uma pressão dentro do normal, mas o nervo óptico apresenta-se de uma forma que obriga o oftalmologista a investigar, pois ter e não tratar pode comprometer a visão no futuro. Apesar de ser uma escavação elevada, pode estar correlacionado ao biotipo dele. Como não é comum flagrarmos glaucoma nessa idade, é o mais provável de ser, mas não podemos contar com a probabilidade.
A partir desse momento, além de todo o histórico familiar, é fundamental pedir alguns exames e somente após todos concluídos que podemos ter uma base da real situação dele no presente. Após os exames, independente do resultado dos exames dele, Independente do uso de medicamentos, acompanhar sua evolução nos próximos anos é fundamental, é recomendado pela sociedade de glaucoma.

O Glaucoma é a maior causa de cegueira irreversível no mundo e o diagnóstico precoce evita ou posterga as consequências graves da doença .
Recomendo procurar um glaucomatologo para acompanhamento e análise de alterações UNILATERAIS ,!pois a forma mais comum da doença é bilateral..
Exames de imagem como retinografia e OCT são importantes no acompanhamento , como também uma análise direcionada para afastar glaucoma secundários e juvenil.

Especialistas em Glaucoma

Gilberto Vianna Sanches Junior

Gilberto Vianna Sanches Junior

Oftalmologista

Belo Horizonte

Débora Pinheiro Silva Milhomens

Débora Pinheiro Silva Milhomens

Oftalmologista

Belo Horizonte

Cesar Eustaquio de Carvalho Lessa

Cesar Eustaquio de Carvalho Lessa

Oftalmologista

Belo Horizonte

Roberto Ivo Pasquerelli Neto

Roberto Ivo Pasquerelli Neto

Oftalmologista

São Vicente

Renato Wendell F Damasceno

Renato Wendell F Damasceno

Oftalmologista

Maceió

Vicente Vitiello Neto

Vicente Vitiello Neto

Oftalmologista

Santo André

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 292 perguntas sobre Glaucoma

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.