meu filho não memoriza nos estudos, ajude-me

8 respostas
meu filho não memoriza nos estudos, ajude-me
Seria fundamental passar em um neurologista para uma avaliação e com certeza ele irá solicitar entre outros exames uma avaliação neuropsicológica, que verificará as funções cognitivas.

Fico a disposição;

Denise

Olá. Procure o mais rápido possível uma avaliação neuropsicológica,neurologica e psicopedagógica a fim de receber as orientações necessárias sobre o diagnóstico e tratamento para seu filho, assim como para você.
Neste caso a família é uma ferramenta de grande ajuda para o processo acelerar e ser mais fácil para todos que acompanham seu filho se situarem e estabelecer com ele um vínculo produtivo.
Sugiro marcar com um Psicólogo que realize avaliação Psicológica, afim de fazer o devido encaminhamento, pois o Profissional irá levantar a história de vida de seu filho, o que é fundamental, os sintomas que ele vêm apresentando, o momento de vida que a família está vivenciando, geralmente pede-se um parecer da Escola, encaminha-se uma escala de descarte de TDAH, se for necessário.
Para entender um filho que não memoriza nos estudos, precisa levar em conta todas as circumstâncias da vida dele. As relações com os adultos em casa e com os irmãos; o pai ou a mãe tem tempo e paciência todos os dias para escutá-lo? Ele dorme sozinho? Dorme as horas necessárias? Tem um lugar dele para estudar, calmo, sem televisão?

Se estas condições, principalmente a primeira, não estão preenchidas, não procure o problema dentro dele. Não adiantaria rotulá-lo, por exemplo, com o transtorno de deficit de atenção. Deixaria tudo pior.

Memorizar não é a única maneira possível de estudar. Tem muitos métodos de fazer as tarefas de casa sem precisar memorizar. Não insista. De repente, sem insistir, o seu filho consegue preencher as tarefas assim mesmo de maneira suficiente. Se ele desenvolver mais autoconfiança, talvez vai poder memorizar até.

Nenhuma "avaliação" substitue a autoconfiança, pelo contrário.
Sim, deve passar com um psicólogo para que na entrevista inicial seja feito a primeira triagem, ou ir em um psicopedagogo diretamente caso se enquadre em transtorno ou distúrbio de aprendizagem, lembrando que o diagnóstico final só é realizado em equipe multidisciplinar composta por um psicólogo, um psicopedagogo, um neurologista e uma fonoaudióloga.
Além de procurar uma avaliação neuropsicológica para verificar aspectos ligados às funções cognitivas como memória e atenção, uma avaliação psicopedagógica também seria útil, com o objetivo de verificar dificuldades de aprendizagem e aspectos motivacionais para aprender. Att.
Aconselho levá-lo para avaliação neurológica e neuropsicológica. É importante que se investigue o que está causando essa dificuldade para poder tratá-la ou para que vocês possam receber orientações sobre como conduzir os estudos.
Aconselho que quanto mais precoce o diagnóstico, melhor!
Boa tarde, não fique preocupada com um diagnóstico, apenas busque um profissional da psicologia para uma primeira avaliação, ali será coletado diversos dados que são essenciais para verificar a possível causa e que possa lhe orientar se necessário for buscar outros profissionais.