Meu filho tem 1.9 meses mais até agora não fala nada só emite sons, mais nada muito específico, devo

7 respostas
Meu filho tem 1.9 meses mais até agora não fala nada só emite sons, mais nada muito específico, devo fazer alguma avaliação com ele? E eu estímulo ele a conversar mais ele não conversa e as vezes se irrita por eu ficar pedindo para ele falar palavras
Dra. Adriana Defina
Fonoaudiólogo
Ribeirão Preto
Olá. Sim, é muito importante a avaliação fonoaudiológica precoce! É importante o diagnóstico diferencial entre atraso da aquisição e desenvolvimento da linguagem e da fala de origem ambiental, de casos de origem orgânica, como deficit auditivo, transtornos do espectro do autismo, deficit cognitivo, entre outros. Então, quanto mais precoce a avaliação, mais rápido é possivel iniciar a(s) terapia(s) adequada.

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Dra. Sorhaya Bueno
Fonoaudiólogo, Terapeuta complementar
Campinas
Olá , Sugiro avaliação o quanto antes... muitas possibilidades de diagnostico, porém somente avaliação completa e estimulação precoce poderá ajudar.
Realmente é importante que seu filho passe em consulta fonoaudiológica para se avaliar o caso , iniciar a estimulação de linguagem oral, se necessário, e para a família receber orientações de como estimular em casa a fala dele.
 Tainá Moraes
Fonoaudiólogo
São Paulo
Olá! Tudo bem?

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Olá! Sim, é importante fazer uma avaliação com um fonoaudiólogo, pois, aos 1 ano e 9 meses, espera-se que a criança já tenha um vocabulário mínimo de cerca de 10 a 20 palavras e esteja começando a combinar palavras simples, como "dá bola" ou "quero água". O fato de seu filho ainda não falar nenhuma palavra específica e apenas emitir sons pode indicar um atraso na aquisição da linguagem, e quanto mais cedo for investigado, melhor será o prognóstico.

Possíveis causas para o atraso na fala:

- Fatores ambientais: Pouca exposição à fala ou estímulos inadequados podem influenciar, mas você já está tentando estimular, o que é ótimo!
- Dificuldade auditiva: Alguma alteração auditiva pode fazer com que ele não desenvolva a linguagem adequadamente. Um exame de audição, como o BERA (Potencial Evocado Auditivo), pode ser indicado para descartar essa possibilidade.
- Dificuldade no processamento da linguagem: Algumas crianças podem entender menos do que o esperado para a idade, o que pode dificultar a aquisição da fala.
- Alterações neuromotoras ou desenvolvimento atípico: Em alguns casos, pode estar associado a condições como apraxia de fala infantil, transtorno do espectro autista (TEA) ou outros atrasos no neurodesenvolvimento.

Sobre ele se irritar quando você pede para falar.
É comum que algumas crianças fiquem frustradas quando não conseguem se expressar. O ideal é não insistir diretamente para que ele repita palavras, pois isso pode gerar ainda mais frustração. Em vez disso:
- Modele a fala de forma natural: Exemplo: Se ele aponta para um copo, diga: "Você quer água? Toma, água!", sem exigir que ele repita.
- Use estratégias lúdicas: Brincadeiras com sons de animais, músicas infantis e jogos interativos ajudam muito na aquisição da linguagem.
- Incentive a comunicação não verbal: Se ele aponta ou faz gestos, valide essa comunicação e vá nomeando os objetos para ele ouvir.

Como ele ainda não fala palavras específicas, recomendo que você procure um fonoaudiólogo para uma avaliação detalhada. Quanto mais cedo a intervenção, melhores são as chances de ele desenvolver a fala.

Fique tranquila, pois com a abordagem certa muitas crianças conseguem desenvolver a fala de maneira satisfatória!

Espero ter ajudado!

Abraço.
Prof. Cláudia Mara Padilha Mainieri
Fonoaudiólogo, Psicopedagogo
Curitiba
Sugiro que busque atendimento fonoaudiológico
 Eduardo da Silva
Fonoaudiólogo
Franco Da Rocha
Na idade do seu filho sugiro uma avaliação e orientação fonoaudiológica, como forma de prevenção de possíveis transtorno de fala e ou Linguagem.

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