Meu filho tem 1 ano e 5 meses e é fala mama papa as vezes é quando que as coisas mim pega na minha p

5 respostas
Meu filho tem 1 ano e 5 meses e é fala mama papa as vezes é quando que as coisas mim pega na minha pra eu pegar pagar pra ou rle pegamos da no causo da agua pra bebe e as vezes canso de falar com ele figi que não é escuta mas quando passa um desenho que ele gosta ele escuta de longe devo mim preocupar
Dra. Sorhaya Bueno
Fonoaudiólogo, Terapeuta complementar
Campinas
Olá , Procure uma fonoaudióloga e também um otorrinolaringologista para avaliação , para que você receba as orientações corretas para o desenvolvimento dele.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá !! Parece que o desenvolvimento da Fala dele está atrasado . Com certeza é importante a Sra passar em consulta com Fonoaudióloga par avaliar melhor o caso e dar orientações de como a família deve estimular esse desenvolvimento.
Dra. Emanuelle Simas
Fonoaudiólogo
Rio de Janeiro
Olá! A preocupação quanto ao desenvolvimento é sempre importante para podermos agir precocemente em caso de atrasos, mesmo que mínimos.

Em linhas gerais, é esperado que uma criança de 1 ano e 6 meses, apresente repertório de fala composto de, no mínimo, palavras isoladas e balbucio bastante presente, bom contato visual, interesse por rostos humanos e nas ações das pessoas em seu entorno, atitudes de imitação frequentes, interesse por brinquedos e brincadeiras, compreensão e resposta a pedidos simples como "pega o auau/cachorro", "como a vaca faz?" e interesse quando chamado pelo nome.

Se seu bebê não apresenta estes comportamentos ainda, indico amplamente uma avaliação com um fonoaudiólogo para que ele tenha um plano de intervenção individualizado.
 Tainá Moraes
Fonoaudiólogo
São Paulo
Olá! Tudo bem?

O esperado para essa idade são em torno de 50 palavras no vocabulário da criança, o recomendando é realizar uma avaliação com a Fono.
Olá! Pelo seu relato, seu filho já fala algumas palavras, como "mamãe" e "papai", e usa gestos para se comunicar (como pegar sua mão para pedir algo). Isso mostra que ele já tem um nível de comunicação, mesmo que ainda não fale muitas palavras.

No entanto, você mencionou que, às vezes, ele parece não ouvir quando você fala, mas escuta de longe quando é algo que interessa a ele, como um desenho. Isso pode acontecer por diversos motivos, como distração ou seletividade auditiva.

Aqui estão alguns pontos importantes para observar:

- Ele atende quando chamado pelo nome?
- Ele reage a sons do ambiente (barulho da porta, telefone tocando, vozes)?
- Ele compreende ordens simples, como "dá pra mamãe" ou "vem aqui"?
- Ele interage bem com outras pessoas, faz contato visual e usa gestos para se comunicar?

Se ele frequentemente "ignora" sua fala, mas responde bem a sons específicos, pode ser apenas uma questão de atenção. Porém, se houver muitas situações em que ele parece não escutar ou não reagir a sons do dia a dia, vale a pena investigar com um pediatra ou fonoaudiólogo para descartar qualquer dificuldade auditiva ou atraso na comunicação.
Segue algumas dicas simples para estimular a fala e a atenção dele:
- Chame-o de formas diferentes, usando voz animada e até aproximando-se para garantir que ele perceba.
- Use músicas e brincadeiras interativas para prender a atenção.
- Leia livrinhos e descreva o que está acontecendo, incentivando a participação dele.
- Observe se ele reage a sons inesperados (bater palmas, chamar de outro cômodo).

Se tiver dúvidas ou perceber que ele não está progredindo como esperado, uma avaliação fonoaudiológica pode ajudar a garantir que ele está se desenvolvendo bem!

Espero ter ajudado!

Abraço.

Especialistas

Gabriela Takaoka Yamamoto

Gabriela Takaoka Yamamoto

Psicanalista

São Paulo

Priscila Garcia Freitas

Priscila Garcia Freitas

Psicólogo

Rio de Janeiro

Luciene Silva Faria Ferreira

Luciene Silva Faria Ferreira

Psicólogo, Psicopedagogo

Guarulhos

Angela Aparecida Torres

Angela Aparecida Torres

Psicólogo

Taguatinga

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 126 perguntas sobre Transtornos do comportamento infantil
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.