Meu filho tem 10 anos, não gosta de escola, principalmente não gosta de escrever, é muito lento na

10 respostas
Meu filho tem 10 anos, não gosta de escola, principalmente não gosta de escrever, é muito lento na escrita, tira notas boas, é bom em matemática e nas outras matérias. Eu não sei se este caso da escrita é dificuldade ou preguiça. A avaliação neuropsicológica pode ajudar a diagnosticar isto?
A avaliação neuropsicológica é utilizada para investigar funções psicológicas e motoras complexas, seu funcionamento e realizar o diagnóstico de alguns distúrbios relacionados.
No caso do seu filho, seria importante primeiro descartar "causas" mais simples antes de partir para uma avaliação mais complexa como é a neuropsicológica. Pode ser bastante comum crianças que não gostam de estudar ou que preferem algumas matérias a outras. Há diversas razões para que isso aconteça e elas têm que ser investigadas caso a caso. Uma avaliação realizada por um psicólogo especializado em problemas escolares já poderia te dar um norte sobre a origem desta situação e ele próprio, com base nessa investigação, recomendará ou não uma avaliação neuropsicológica.
Abraços!

Aparentemente trata-se de um caso para um profissional da psicopedagogia. Fazer uma avaliação neuropsicologia me parece ser insuficiente.
Complementando que os colegas colocaram, a avaliação neuropsicológica pode ajudar sim neste caso, no entanto, é muito importante também a avaliação de um psicopedagogo, além de verificar junto a escola outras informações (qual a conduta que a escola toma quando ele apresenta esses comportamentos; como a escola vê essa criança), pois talvez algumas atitudes da escola podem estar reforçando tais comportamentos.
A avaliação neuropsicológica pode ajudar sim, mas o olhar do psicopedagogo é fundamental, pois analisa as questões escolares e pedagógicas, incluindo o sistema escolar em que seu filho está inserido.
Acredito que a avaliação neuropsicológica poderia dar uma luz a tantos questionamentos. Faz parte do processo de avaliação anamnese detalhada com os pais ou responsáveis, atividades lúdicas e estruturadas com a criança, visita à escola, conversa com professores e orientadores, além da análise de provas e materiais escolares. A avaliação busca levantar as forças e fraquezas cognitivas da criança, identificando seus fatores de sucesso e de fracasso. Também são avaliados fatores emocionais relacionados à queixa. O fato de uma criança dizer que não gosta de determinada tarefa pode significar, na verdade, uma grande dificuldade que ela ainda não foi capaz de expressar com outras palavras. Quando não conseguimos realizar bem algo, podemos dizer que não "gostamos" da atividade... Sugiro procurar um neuropsicólogo que trabalhe desta forma mais integrada, investigando todos os possíveis fatores que possam gerar o quadro descrito. Abraços!
Acredito que nesse momento é importante uma avaliação Neuropsicopedagógica para descobrir qual a causa dessa situação e assim iniciar o tratamento mais adequada para o problema constatado. A Neuropsicopedagogia consiste também na avaliação relacionada a problemas escolares bem como investigar possíveis distúrbios de aprendizagem.
Sim pode ajudar como um complemento importante porém aconselho a buscar um neuropediatra para melhor verificação. A lentidão pode ser sinal que neurologista poderá identificar . Sugiro que seja feito uma avaliação do processamento Auditivo Central PAC este poderá sinalizar se há outras questões que geralmente são corrigidas com sessão Fono para treino Auditivo. Não se preocupe busque ajuda e será devidamente orientada.
Uma avaliação neuropsicológica é importante nesse caso assim como uma avaliação multidisciplinar. É significativo avaliar, por exemplo, a qualidade da informação que a criança obtém (exame do PAC) até para compreender de forma mais adequada os achados na própria avaliação neuropsicológica. Ela lhe trará uma visão global das capacidades do seu filho, bem como qualquer tipo de dificuldade apresentada. Consulte um profissional para lhe orientar. Boa sorte!!!
Como vários colegas acima já expressaram, acredito que, inicialmente, fosse realmente importante uma avaliação psicopedagógica, uma vez que o desempenho dele em outras matérias é bom. Contudo, após essa avaliação pelo profissional de aprendizagem, pode ser necessário complementar com uma avaliação neuropsicológica. De qualquer forma, recomendo iniciar com o profissional de psicopedagogia. Tudo de bom!!!
Sim a avaliação neuropsicológica pode auxiliar no diagnóstico.