Meu filho tem 2 anos come de tudo mais não consigo tira ele do peito o que eu faço?

3 respostas
Meu filho tem 2 anos come de tudo mais não consigo tira ele do peito o que eu faço?
Prof. Denise Schoeps
Pediatra, Homeopata
São Bernardo do Campo
Hoje a OMS recomenda que a retirada do peito seja um acordo entre a mãe e a criança. Uma coisa que ocorre com frequencia e dificulta essa retirada é a ofeta do peito pela mãe para que a criança não chore.. Tente diminuir as vezes que oferece o seio a seu filho, principalmente como consolo quando acontece algo que ele não gosta

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Maria Cristina Iacomussi
Pneumologista pediátrico, Pediatra
Americana
O primeiro passo para conseguir isso é estar disposta do fundo do coração a parar de amamentar, sem culpa, com a satisfação do dever cumprido. Se sua resposta for sim, tudo fica mais fácil. Mas sugiro consulta para orientações.
Dra. Daniela Gerent Petry Piotto
Pediatra, Reumatologista pediátrico
São Paulo
É comum que crianças com 2 anos ainda busquem o peito, pois o aleitamento materno oferece conforto e segurança emocional, além de benefícios nutricionais. Porém, se você deseja desmamar, algumas estratégias podem ajudar:

Gradualidade: Reduza a amamentação aos poucos. Diminua as sessões de amamentação, substituindo-as por outras fontes de conforto, como carinho, música ou histórias. A ideia é fazer com que ele se acostume com outras formas de aconchego.

Ofereça alternativas: Introduza mais alimentos e líquidos que ele goste, como sucos naturais ou água, em copos ou canudinhos, e ofereça lanches e refeições mais nutritivas.

Crie novas rotinas: Durante o dia, substitua o momento de amamentação por atividades que ele goste, como brincar ou sair para passeios. Isso pode distraí-lo da vontade de mamar.

Consistência: Seja firme, mas carinhosa. Evite ceder à pressão dele para mamar, especialmente quando ele já estiver distraído com outras coisas.

Converse com ele: Embora ele ainda seja muito pequeno, converse sobre o desmame de maneira tranquila, explicando que ele já está "crescendo" e pode fazer outras coisas no lugar de mamar.

Envolva outras pessoas: Se possível, deixe outras pessoas, como o pai ou avós, ficarem com ele durante o processo de desmame, ajudando a suavizar a transição.

Lembre-se de que cada criança tem seu tempo, e não há problema em seguir o processo de desmame de forma gradual e respeitando os sinais dele. Se precisar de mais apoio, um pediatra pode ajudar a planejar a melhor forma de fazer essa transição de forma suave e saudável.

Especialistas

Letícia Marim Videira Stamato

Letícia Marim Videira Stamato

Cardiologista pediátrico, Pediatra

São Bernardo do Campo

Rogerio Nunes De Aguiar

Rogerio Nunes De Aguiar

Enfermeiro

Manaus

Viviane Felix de Oliveira

Viviane Felix de Oliveira

Enfermeiro

Loreto

Arlen Moreno Lopes

Arlen Moreno Lopes

Enfermeiro

São Paulo

Priscila Minhoni Moreira

Priscila Minhoni Moreira

Enfermeiro

Porto Alegre

Eliziane Beck

Eliziane Beck

Enfermeiro

Caxias Do Sul

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 74 perguntas sobre Dificuldades de amamentação
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.