Meu filho tem 2 anos e 8 meses e fala tudo, mas não costuma formar muitas frases, é normal ou devo

5 respostas
Meu filho tem 2 anos e 8 meses e fala tudo, mas não costuma formar muitas frases, é normal ou devo leva lo a um especialista?
Quando falamos de problemas de linguagem, duas considerações devem ser feitas: primeiro uma averiguação da parte auditiva da criança e segundo uma avaliação do provimento ambiental ao qual esta criança está exposta, ou seja, se ela esta abastecida de estímulo o suficiente para que inicie seu processo de linguagem e comunicação.
Geralmente nesta idade a criança já é capaz de formular pequenas frases, conquistando a capacidade de frases mais complexas ao final dos 3 anos. Mas não podemos esquecer que cada indivíduo tem seu tempo particular de desenvolvimento e suas particularidades. Procure um especialista que possa avaliar seu filho, desta maneira você tira suas dúvidas e fica tranquila em relação ao assunto.

O ideal é que você procure uma fonoaudióloga para fazer uma avaliação. Nessa faixa etária a maioria das crianças conseguem falar pequenas frases com 2 ou 3 palavras para se comunicar.
É importante conversar, cantar, contar histórias, conversar com seu filho e utilizar palavras ou frases como se você estivesse falando com um adulto(ele está crescendo e precisa entender que precisa se comunicar com os amigos e adultos de outros locais, fora do ambiente familiar).
Seu filho já é capaz de aprender diariamente novas palavras e falar mais de 100 palavras, mesmo com omissões de sons ou trocando letras.
Experimente pedir para falar palavras com sons de r, l. "O rato roeu a roupa do rei de roma". Com 6 anos ele deverá falar corretamente. Porém caso ele não faça a ligação das palavras com 3 anos já formando uma frase completa, considero que deva levá-lo a um especialista. A interligação de palavras é o entendimento do significado das coisas, vocabulário e linguagem são canais de comunicação com o meio circundante.
Concordo com os colegas! Realmente o ambiente precisa ser estimulador. A criança necessita ouvir plenamente para assim aprender a falar de forma adequada. Então, exames fonoaudiológicos e de processamento auditivo podem ser necessários para saber se a criança ouve bem e processa os estímulos auditivos.

E incluo outro ponto importante para estimular a aprendizagem da linguagem: a musicalização! A criança que é estimulada através da música (cantigas, músicas infantis com rimas etc) consegue diferenciar fonemas com mais facilidade, percebe ritmo e sincronização. Isso facilitará, futuramente, na alfabetização. Espero tê-la ajudado! Boa sorte!
ACONSELHO AULA DE MUSICALIZACAO.
Qualquer outra duvida entra em contato,
Obrigada
att.
patricia massuia