Meu filho tem 2 anos e ele está repetindo muito. Qdo vai falar mamãe ele fala " mamamamamamamae*" O

6 respostas
Meu filho tem 2 anos e ele está repetindo muito. Qdo vai falar mamãe ele fala " mamamamamamamae*"
Ou vovovovovovó.. entre outras palavras...é normal?
 Gisele Braga
Fonoaudiólogo
Rio de Janeiro
Olá, a gagueira do desenvolvimento aparece em crianças as faixa etária do teu filho, faz parte da ansiedade da criança falar fluente como os adultos, é considerado normal. Porém é preciso observar se gagueja em todas as palavras, se faz gestos concomitantes com a fala e ou se a gagueira atrapalha por completo a fluência dele. Se necessário, marque consulta com um fonoaudiólogo, o profissional saberá avaliar melhor.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Sandra Gomes de Oliveira
Fonoaudiólogo, Terapeuta complementar
Eusébio
Bom dia, esta fase onde as habilidades da linguagem estão em desenvolvimento pode ocorre adiagluência . Mesmo assim sugiro a estimulação com fonoaudióloga para que a fluência venha a ocorrer de forma saudável e natural.
Dra. Aline Almeida
Fonoaudiólogo
Rio de Janeiro
Nessa fase é comum a criança apresentar esse tipo de fala. Mas é importante verificar se na família há pessoas disfluentes. Pois sabemos que a gagueira tem um componente hereditário. Caso os pais, avós ou até mesmo tataravós sejam gagos, é bom observar e procurar terapia precoce.
Olá, Como dito anteriormente pelas outras profissionais, na faixa etária de seu filho é normal a criança apresentar o que chamamos de Disfluência Funcional que seria uma quebra da fluência normal da fala. Porém, é muito importante que as pessoas tenham paciência de esperar a criança falar. Nunca falar por ela , não completar o que ela quer dizer, não dizer à ela que está gaguejando ou pedir que fale devagar ou que respire antes de falar.. Seria importante que a senhora passe em uma consulta Fonoaudiológica para avaliar e dar orientações para a família. Boa sorte
Olá bom dia, mamãe! O que você descreveu parece ser um tipo de repetição, chamada de disfluência do desenvolvimento. Nessa idade, muitas crianças apresentam repetições de sílabas ou palavras, especialmente quando estão expandindo o vocabulário e formando frases mais complexas.

No entanto, se já houver alguém que gagueja na família (a gagueira na maior parte dos casos é genética e mais predominante em meninos), se as repetições forem muito frequentes, acompanhadas de tensão, esforço para falar ou se ele demonstrar frustração, e se persiste por mais de 6 meses, pode ser um sinal de um distúrbio de fluência, como a gagueira infantil. Procure uma avaliação fonoaudiológica para se orientar melhor. Estou à disposição! Sou especialista em gagueira infantil e atendo somente crianças!
Olá, obrigada por compartilhar sua dúvida. Pelo seu relato, me parece que seu filho está apresentando repetições silábicas com alta frequência (acima de 3 repetições). Essa disfluência é típica de uma gagueira. Minha orientação é buscar um fonoaudiólogo especialista em Fluência e fazer uma Avaliação de Risco para a Gagueira. Assim você receberá orientações sobre como melhorar a fluência na fala do seu filho e entender melhor o que pode estar acontecendo. Estou à disposição para marcar uma consulta e conversarmos mais sobre isso.

Especialistas

Patricia Morais Amaral

Patricia Morais Amaral

Fonoaudiólogo

São Paulo

Andréa Conceição Lopes de Souza

Andréa Conceição Lopes de Souza

Fonoaudiólogo

São Gonçalo

Paola Krüger Marques

Paola Krüger Marques

Fonoaudiólogo

São Paulo

Marianne Moraes Santos Andrade

Marianne Moraes Santos Andrade

Fonoaudiólogo

Salvador

Kelly Christina Soares lima

Kelly Christina Soares lima

Terapeuta complementar

Marilice Cunha

Marilice Cunha

Fonoaudiólogo

Barueri

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 108 perguntas sobre Distúrbios da fala
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.