Meu filho tem 27 anos, tem nível superior, mas não trabalha, não tem namorada (acho até que ainda

12 respostas
Meu filho tem 27 anos, tem nível superior, mas não trabalha, não tem namorada (acho até que ainda é virgem). Para tudo ele reage com uma desculpa, às vezes tem explosões de raiva desproporcionais. Precisa de psicólogo ou psiquiatra? Qual especialidade?
Talvez seja sim bom que ele faça alguns check ups com médicos e visite um psicólogo para um acompanhamento, contudo importante também observar o modo como você age com seu filho, fala sobre ele e se incomoda com o comportamento dele. Afinal, quais são as expectativas que criou sobre ele? Como foi ser mãe? Como está a sua vida?
Importante entender se é algo que afeta você, a ele, ou ambos e buscar sim ajuda de um psicólogo.

Num primeiro momento ao psicólogo que vai encaminhar caso necessite a um psiquiatra.
Olá!

Fico muito feliz por se preocupar com seu filho...

Ser mãe é um papel muito desafiador e não tem manual, não é mesmo?

Talvez seja importante você exprimir sua preocupação e ouvir que tipo de ajuda ele gostaria de ter. Mas mais importante, você se preocupar consigo mesma, e talvez até procurar um local para você se redescobrir, e deixar que seu filho com as preocupações dele.
Parece difícil olhar para a dificuldade do filho e talvez essa seja a hora de não fazer nada.

O psicólogo lida de forma mais ampla com pensamentos e emoções e o psiquiatra com transtornos mentais, de forma beeem geral e resumida.

Espero ter ajudado.

Com carinho,
Nathália Colombo
Primeiramente acho que ele deveria procurar um psicólogo para poder avaliar o que anda acontecendo e caso seja necessário encaminhar a um psiquiatra. Mas acredito que com um tratamento psicológico e sou suspeita a falar, na abordagem Cognitivo Comportamental, que seria a mudança do comportamento disfuncional pela aprendizagem de um novo comportamento, isso terá uma grande eficácia.
Olá, acredito que mesmo já possa haver a necessidade de um psiquiatra, o mais indicado seria buscar um psicólogo nesse primeiro momento.
Este profissional, pode ajudá-lo a entender melhor o que se passa nesse momento e, se houver necessidade, vai sinalizar e encaminhar ao psiquiatra também.
Pode ser um psicólogo, no entanto seu filho precisa ter desejo de ser analisado. Não basta outra pessoa acreditar que alguém precisa de ajuda ou mudança. Muitas vezes a ida ao psicólogo se faz em caráter emergencial quando o sujeito não sustenta mais a quantidade de prejuízos acumulados na vida.
É importante sugerir que ele procure um psicólogo com especialização em Avaliação Psicológica, para avaliações minuciosas. E assim, compreender qual é o funcionamento habitual dele, se sempre teve estas explosões de raiva ou alterações comportamental. Toda história de vida. O próprio profissional poderá indicá-lo ao psiquiatra, se for o caso dele. Att.
Olá! Em algum momento da vida todos precisam ficar sozinhos e se "isolar", para refletir, o que é normal. O isolamento social tem diversas causas e motivações e depende de cada caso em particular.Pode ser um dos sintomas da depressão, produzindo assim alteração e instabilidade no humor, podendo ainda ser de origem orgânica, social ou psicológica. Recomendo uma avaliação psicológica. Espero ter ajudado. A disposição !
Olá Procure um psicólogo e um psiquiatra.
Nesse caso será necessário acompanhamento psicológico, assim como será necessário avaliar necessidade de medicação para depressão ou alguma outra patologia clínica.
Sendo necessário consultar algum outro especialista, esses 2 profissionais, certamente o farão também.
Olá... Entenda que ele pode ter muitas questões psicologicas e psiquiatricas, mas leve-o ao psicologo primeiro. O psicologo tem capacidade para orientar vocês.

Sou neuropsicologo e psicopatplogista, me especializei em doenças metais... se precisarem de ajuda neste sentido, posso orienta-los.
Olá, amigo(a)! Seu filho precisa de um psicólogo num primeiro momento, que o profissional capaz de avaliar os seus verdadeiros problemas, sem quaisquer medicamentos. Caso seja necessário, o psicólogo indicará. Cada um é suas experiências, o psicólogo estará avaliando as experiências de seu filho para entender o seu comportamento, e ajudá-lo para que tenha uma vida saudável e feliz! Estou à disposição, um abraço!
Se ele tem explosões de raiva não está conseguindo trabalho talvez esteja passando por um momento de transição e precise de ajuda porém ele precisa querer fazer terapia e ou tratamento com psiquiatra só irá funcionar desta forma. Converse com ele e tente leva-lo a um desses profissionais e se for o caso um encaminhará ao outro caso se faça necessário.
Espero ter podido ajuda-la.