Meu filho tem 3 meses e fechou a moleira, foi diagnosticado com craniossinostose sagital e coronal p

1 respostas
Meu filho tem 3 meses e fechou a moleira, foi diagnosticado com craniossinostose sagital e coronal por um Neuropediatra e Neurocirurgião pediatra, somente relando na cabeça não pediu tomografia nem nada, disse não haver necessidade com o neupsicomotor normal. Que se houvesse algum atraso faria cirurgia, porém ele não é especialista em craniossinostose, estou com muito medo. Não sei se devo confiar, pois pesquisando vi que sempre tem que fazer a cirurgia. Se ele continuar com o neuropsicomotor e o tamanho da cabeça normal, realmente não precisa de cirurgia?

Obs: tem o crânio em barco como disse o Dr, a cabeça dele é bem diferente da de um bebê " normal"
Olá! Entendo a sua preocupação com o diagnóstico do seu filho e estou aqui para ajudá-la a esclarecer suas dúvidas.

A craniossinostose é uma condição rara em que as suturas do crânio se fundem prematuramente, levando a uma deformação craniana. A craniossinostose sagital e coronal são formas específicas de craniossinostose que podem causar a formação de uma cabeça em formato de quilha de barco.

O diagnóstico de craniossinostose é baseado em uma avaliação clínica pelo neuropediatra ou neurocirurgião pediatra. Em alguns casos, uma tomografia pode ser solicitada para confirmar o diagnóstico e avaliar o grau de envolvimento das suturas cranianas.

Quanto à necessidade de cirurgia, isso depende do grau de deformação craniana e dos sintomas associados. Em alguns casos, a cirurgia é necessária para prevenir ou tratar possíveis complicações, como a pressão intracraniana elevada.

No caso do seu filho, se o neuropediatra e o neurocirurgião pediatra avaliaram que não há necessidade de cirurgia, é provável que eles estejam confiantes de que a deformação craniana não afetará o desenvolvimento neuropsicomotor do seu filho. No entanto, é importante que você continue a monitorar o desenvolvimento do seu filho e informar os médicos sobre quaisquer preocupações.

Sugiro que você marque uma consulta com o neuropediatra ou o neurocirurgião pediatra que avaliou o seu filho para esclarecer quaisquer dúvidas adicionais que você tenha. Eles poderão fornecer mais informações específicas sobre o caso do seu filho e orientá-la sobre os cuidados a serem tomados.

Espero ter ajudado a esclarecer as suas dúvidas. Qualquer outra pergunta, não hesite em me perguntar.