Meu filho tem 4 anos, começou a vida escolar o ano passado e teve uma adaptação maravilhosa. Esse an

14 respostas
Meu filho tem 4 anos, começou a vida escolar o ano passado e teve uma adaptação maravilhosa. Esse ano começou tranquilo, mas de uns meses para cá fica ansioso perguntando se no outro dia terá aula, porque não quer ir pra escola ....às vezes chora quando sabe que é dia de aula.O que eu posso fazer?
Olá! Compreendo que este seja um momento desafiador e preocupante em relação ao seu filho. É importante analisar vários aspectos para entender melhor a situação. Você pode começar refletindo sobre as mudanças recentes em casa e na escola, e como elas podem estar afetando seu filho. Quando ele chora para evitar a escola, é útil observar como você reage e se há outras pessoas envolvidas e como elas lidam com a situação. Também é relevante verificar se a escola já entrou em contato com os pais ou cuidadores para discutir essa questão. Além disso, é importante considerar o desenvolvimento da criança e se houve uma visita recente ao pediatra. Caso seja viável, a consulta com um psicólogo infantil pode ser benéfica, ajudando tanto a criança a enfrentar essa situação quanto fornecendo orientações regulares aos familiares sobre como lidar com esse desafio. Espero que tenha ajudado! Um abraço.

É importante investigar com seu filho o que está acontecendo para entender melhor. Converse com ele, se mostre disponível e aberta e também investigue na escola e com professores. Após colher mais informações você terá mais entendimento de qual caminho seguir. Abraço.
ola,tenha uma conversa gentil e aberta com ele para entender o que está causando essa ansiedade. Pergunte como ele se sente em relação à escola, se algo específico o está preocupando ou incomodando,fale com os professores e funcionários da escola para entender se algo tem acontecido na escola que pode estar causando esses sentimentos,se a ansiedade do seu filho persistir e estiver causando grande sofrimento, considere a consulta a um psicólogo infantil.
Olá! Precisa verificar junto a escola, possivelmente teve algum problema com colegas ou com a professora.
Olá, sinto muito que esteja passando por isso com seu filho, imagino sua preocupação. Nesse caso, se mostre aberta para conversar com ele, mostre que ele tem um espaço seguro para poder expressar sentimentos e situações difíceis, sugiro você tentar alguns meios de acessar ele, já que as vezes pode ser difícil que ele se refira a situação de uma maneira clara, por ele ter 4 anos e não expressar verbalmente como adultos fariam, fale pra ele desenhar algo que goste e algo que não goste na escola dele e que vc vai desenhar a escola em que vc estudou quando criança, vai ser uma ótima ocasião para que ele possa expressar o que o incomoda (ou tente outros meios lúdicos que agrade mais ele), ate que vc consiga entender melhor, nessa tentativa de investigar o que vem acontecendo. Sugiro tbm que tente investigar na escola, o que tem acontecendo naquele ambiente que já não é tão animador assim pra ele nesse momento como foi antes. Abraço! Me coloco a disposição.
Olá, espero que esteja bem! Que situação... olha, seria interessante saber na escola se está acontecendo algo, referente a sua socialização, amizades, etc... quando a criança começa a recusar ir para a escola, precisamos investigar as causas, pois uma simples recusa pode indicar algo importante, referente ao seu lado emocional e cognitivo.
Espero ter ajudado
Olá! Compreendo sua preocupação e penso que o melhor caminho, como já pontuaram alguns colegas, é tentar conversar com seu filho, para compreender melhor o que está se passando. Na fase de desenvolvimento dos 4 anos, a criança tende a criar muitas fantasias. Nesse sentido, seu filho pode estar fazendo algumas associações com a escola que tem gerado ansiedade. Talvez seja algo simples, como um evento que viu /ou ouviu, alguma notícia na mídia. Porém, também é fundamental considerar que o sintoma dele pode estar sendo influenciado por diversos fatores diretos e indiretos: dinâmica familiar, contexto escolar e questões da própria personalidade. Cabe, portanto, fazer uma avaliação do que está acontecendo no âmbito que o cerca. Uma psicoterapia familiar seria bem-vinda para vocês! Espero ter contribuído e fico à disposição!
Existem algumas variaveis, e além tentar entender com a própria criança, também é bom conversar com responsaveis da escola como coordenação e o professor da sala dele para tentar entender melhor o que o deixa ansioso, além disso, se possível consultar um profissional de psicologia.
Entendo sua preocupação com a mudança de comportamento do seu filho em relação à escola. É essencial ouvir e validar seus sentimentos, tentando entender a origem de sua ansiedade. Considere buscar apoio terapêutico, pois quando pais e filhos se envolvem no processo terapêutico, os manejos das experiências tendem a ser mais potentes. Mantenha rotinas consistentes em casa e continue incentivando-o, focando nos aspectos positivos da escola. Com compreensão, apoio e ajuda adequada, é provável que ele supere esse desafio. Acompanhe de perto. É preciso entender os sinais dados pela criança, tanto no que se refere a saúde mental, quanto física. Tudo de melhor!
Isso é bem comum acontecer, já atendi muitos casos deste tipo e o motivo pode ser vários. Portanto, indico que você informe a escola para que a professora possa ter ciência dessa situação e ficar atenta. Converse com seu filho, você pode pedir para ele fazer um desenho e enquanto ele deseja você pergunta o que mais gosta na escola e se tem algo que ele não goste.Principalmente, fique atenta se ele muda seu comportamento, exemplo, ele é uma criança comunicativa que se tornou quieta, amava estar com amigos, agora quer se isolar, etc. Se você perceber essas mudanças e a ansiedade ou aversão a escola persistir ou aumentar , procure um psicólogo infantil. Ele pode estar passando por uma situação difícil na escola, ou até mesmo não estar sabendo lidar com as frustrações e situações que o tire da sua zona de conforto. Afinal, ele estava acostumado ao apego do lar e agora está começando a lidar com esse desenlace, esse desapego.....boa sorte!!!!
Olá, é difícil mesmo quando acontece isso, porque a gente não sabe o que aconteceu, dependemos da criança ou de alguém na escola contar, mas nem sempre contam. Pode ter acontecido algo leve ou algo grave lá, é importante não achar que isso é normal e investigar, tentar conversar muitas vezes com a criança, tentar se mostrar bem aberta a qualquer coisa que ela queira te contar, estimular desenhos, brincadeiras, fingir que está na escola e ela é a professora, para ver se ela vai reproduzir algo que ela passou lá, ou, caso nada dê certo, procure uma psicóloga infantil/familiar/parental. Mas antes, pergunte na escola se notaram algo errado, se aconteceu alguma coisa, veja a rotina da criança, se tem algo que possa de repente justificar ela não querer ir para a escola, como não ter ficado muito com você antes e/ou depois da escola etc. Boa sorte!
No período de adaptação é normal a criança não sentir vontade de ir a escola. É ideal acompanhá-lo no começo para trabalhar esse "estranhamento" onde ele ficava o dia inteiro com você e de repente está com pessoas "estranhas". Mas é importante perguntar a ele como se sente na escola, o que faz.
Olá! Como foi dito, podem ser muitas situações que façam que seu filho não queira ir à escola, tanto dele (fantasias, medos, insegurança de separação, etc) quanto do ambiente (algo que se passa na escola ou em casa). Por isso é importante investigar tanto com ele, quanto com a escola. Teste se ficar em outros lugares longe dos pais, casa de alguém conhecido por exemplo, causa a mesma reação. A partir disto, pensar em alguma alternativa: buscar psicólog@ infantil ou mudar de escola, etc. Boa sorte, se a criança fica bem, os pais ficam tranquilos e vice versa!
Sinto muito que seu filho esteja passando por essa situação. Sobre a situação relatada, vários podem ser os fatores que estejam ocasionando a ansiedade da criança. Para tanto, recomendo que busque um psicoterapeuta infantil para melhor avaliação do quadro.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!