Meu filho tem 4 anos e não fala apenas emite alguns sons ja consultei com varios especialistas como

4 respostas
Meu filho tem 4 anos e não fala apenas emite alguns sons ja consultei com varios especialistas como neurologista, fonoaudiologa, psicologo, otorrino e faz varios exames e nada não foi diagnosticado nada até agora o que mais poderia fazer será que existe alguma outra especialidade para consultar?
Complementando as informações do colega, acho importantíssimo se realizar uma avaliação neuropsicológica para avaliar detalhadamente as funções cognitivas dessas criança. Tais como linguagem, atenção, memória, eficiência intelectual, planejamento, controle inibitório, as funções executivas, aspectos comportamentais e principalmente emocionais. A avaliação neuropsicológica, ajuda o médico a nortear sua conduta clínica e leva dados para serem trabalhados numa reabilitação.

Aos 4 anos espera-se que a criança já consiga se comunicar através de frases complexas e de modo fluente, embora ainda sejam esperados alguns erros ortográficos e fonéticos. Se o seu filho apenas emite sons ele, a fala está atrasada e certamente necessita ser avaliado.

Para diagnosticar o que está acontecendo é necessário que ele seja consultado com um neurologista pediátrico. Como você não ficou satisfeita com o primeiro médico que consultou sugiro que procure uma segunda opinião, e é fundamental que seja com um médico com formação e experiência no atendimento de crianças.

As causas para isso são diversas, e incluem a surdez, transtornos do espectro autista, distúrbios específicos de linguagem e atrasos globais do desenvolvimento. Alguns exames específicos podem ser solicitados de acordo com o caso, mas o mais importante no diagnóstico é a história colhida com os pais e o exame físico da criança.
De acordo com a descrição é provável que seja Apraxia de fala, entretanto é importante salientar a procura de uma segunda opinião dos especialistas citados, para descartar fatores correlatos vinculados ao déficit em questão, ou seja, diagnostico diferencial.
A apraxia de fala é considerada um distúrbio neurológico o qual afeta o desempenho motor da fala, desde que descartado qualquer comprometimento de má formação neuromuscular, desse modo caracterizada como uma desordem neuro-comportamental.
As causas podem ser de ordem genética, passadas de pais para filhos ou de ocorrência espontânea, nesse caso seria importante a opinião de uma Medico Geneticista.
Algumas hipóteses vinculam a distúrbios genéticos tais como: Síndrome de Prader-Willi / Galactosemia / ...
Alguns estudos sugerem inclusive relação entre doenças infecciosas que podem prejudicar circuitos cerebrais, como: AIDS (HIV) Meningite e encefalite.
Espero ter ajudado de alguma forma.
Forte Abraço!
Pela descrição que você fez, considerando que já foram feitos exames, podemos descartar a surdez, ficando então possibilidades relacionadas ao desenvolvimento.

Se existe apenas uma dificuldade na fala oralizada, mas não na interação social, comunicação de outras formas, etc, o profissional a ser procurado deve ser o fonoaudiólogo, para que e a criança seja estimulada a desenvolver a fala oralizada, caso seja possível.

Quando existe uma dificuldade mais generalizada em relação à comunicação e interação, o principal profissional para intervir com essa criança é o psicólogo.

De qualquer forma, para uma avaliação adequada é importante que a criança seja avaliada por uma equipe multiprofissional que inclui minimamente neuropediatra, psicólogo e fonoaudiólogo.