Meu filho tem 5 anos e apresenta dificuldades de comunicação e aprendizado. Ele ainda não fala direito

23 respostas
Meu filho tem 5 anos e apresenta dificuldades de comunicação e aprendizado. Ele ainda não fala direito e não consegue se concentrar. Estamos numa peregrinação para um diagnóstico. Uns falam em autismo, outros em síndrome de angelman, mas nenhum diagnóstico concreto. Como proceder?
A peregrinação por diagnósticos, acredite, é comum hoje em dia, mas importante de verdade, é o que se vai fazer com o diagnóstico e o tratamento dado a esta criança. Só lembrando, cuidado com a concretude dos diagnósticos.

Como neuropsicóloga, acredito que um neuropediatria e a realização de uma avaliação neuropsicológica seja o melhor, considerando que a avaliação já iria avaliar a parte cognitiva e emocional, o que é muito importante para fechar qualquer diagnóstico .
Olá! crianças são reflexo do meio em que vivem. Primeiramente o atendimento seria aos responsáveis, pais, avós, babás, empregadas domésticas, etc... Busque por Psicoterapia Cognitivo Comportamental e Hipnoterapia.Paz e Bem!
A avaliação neuropsicológica pode ajudar a compreender como os processos mentais estão, no entanto sugiro buscar atendimento, em paralelo a busca por informações com neuro, fono, etc, psicológico de orientação psicanalítica ou psicanalista que atenda criança.
A síndrome de Angelmam um neurologista pode diagnosticar mais facilmente até por conta de algumas características físicas, mas, de qualquer forma levá-lo a um neuropsicóloga seria interessante para avaliar suas habilidades cognitivas e descartar alguns diagnósticos.
Olá! É importante que ele passe por um processo de avaliação psicológica.
Procure preferencialmente um Psicólogo especialista em psicodiagnóstico ou em avaliação neuropsicológica. Também é fundamental buscar um neuropediatra. Ao final da avaliação psicológica, a família é orientada sobre as possibilidades diagnósticas e as indicações terapêuticas.
Boa noite. Concordo com algumas amigas de que o caminho será a avaliação neuropsicológica. Esta avaliação está voltada ao entendimento do desempenho das funções cognitivas e como está a interação de todas as áreas cerebrais do seu filho. Este exame irá colaborar com o diagnóstico do neuropediatra e poderá auxiliar também com o direcionamento do tratamento médico.
Será importante também fazer um exame de processamento auditivo central, o Pac é feito com a fonoaudiologa.
Com este exame a neuropsicóloga terá mais informações para a sua conclusão final.
Através da avaliação neuropsicológica você receberá não só o diagnóstico, mas também receberá sugestão para um programa de reabilitação que melhor poderá ajudar seu filho em suas dificuldades de comunicação e de aprendizagem.
Coloco-me a disposição caso queira fazer uma avaliação inicial e também entender um pouco mais sobre este trabalho. Abraços.
Mãe, sua queixa é muito frequente no consultório, acredite, você não está sozinha nessa perigrinação por um entendimento do que acontece com sua criança que apresenta dificuldades de aprendizagem e atraso no desenvolvimento neuropsicomotor (atraso de linguagem receptiva e expressiva). A avaliação neuropsicológica consiste num mapeamento das facilidades e dificuldades cognitivas, e análise se os sintomas são secundários a alguma causa neurológica primária, congênita ou adquirida.
Recomendo a avaliação neuropsicológica e consulta com neuropediatra e fonoaudiólogo. O diagnóstico multidisciplinar é o mais indicado neste quadro clínico. Boa sorte e parabéns por seu empenho!
Essa pergrinacao tem chance de chegar ao fim quando encontrar um psicólogo especialista em Neuropsicologia com experiência em avaliação do trastorno do espectro autista - TEA. É importante procurar uma fonoaudióloga expediente que produza uma avaliação consistente. De posse da avaliação neuropsicológica e fonoaudiológica vc terá condições de receber o diagnóstico final com um neuropsiquiatra infantil. Referente ao tratamento é necessário procurar um psicólogo que tenha formação com Análise do comportamento aplicada foco autismo (ABA) que é a abordagem da psicologia reconhecida e indica pela OMS para intervenção em TEA. Tenha muito cuidado em gastar tempo e dinheiro com técnicas e profissionais sem competência técnica pois a falta de boas intervenções tanto da psicologia e fonoaudiologia podem atrasar o desenvolvimento da criança com TEA. Trabalhei com ABA numa instituição pública e percebi maior êxito nos meus atendimentos com autistas após o uso dessa estratégia.
Oi! A consulta com um neuropediatra é imprescindível, pois ele irá nortear todo o seu caminho de exames e tratamentos. A avaliação neuropsicologica é um dos recursos para o auxilio no diagnóstico.
Olá,
Cuidado com essa peregrinação de profissionais com seu filho tão pequeno. Embora as dificuldades no filho possam causar angústia e demandas de respostas nos pais, é preciso estar atento para não sufocar a criança com vários profissionais em busca de um diagnóstico e, com isso, não ser realizado nenhum tratamento.
O diagnóstico é importante na orientação da conduta do tratamento, porém, ele também é apenas um rótulo, pois um transtorno nunca é igual em todas as pessoas e a infância ainda é um momento de desenvolvimento, em que a subjetividade ainda está se formando e com isso os comportamentos podem mudar com o tempo.
Sugiro que busque uma psicoterapia com um psicólogo qualificado para tratamento do seu filho mais do que uma busca por obtenção de um laudo.
Consultas com os pais também são imprescindíveis na psicoterapia da criança e se necessário, um tratamento separado para você pode ajudar a lidar com essas angústias.
Espero ter ajudado.
Abraço
Boa tarde! É realmente muito difícil vivenciar a passagem por diferentes profissionais sem que haja uma resposta aos nossos questionamentos. Apesar disso, indico que seja feita uma avaliação multiprofissional, com neuropediatra, neuropsicólogo e fonoaudiólogo, pois alguns são os possíveis diagnósticos. Porém, mais do que isso, mesmo que não seja fechado um diagnóstico inicialmente, estes profissionais podem conduzi-lo, com base nos resultados encontrados na avaliação, a um processo de intervenção adequado que permita desenvolver as habilidades que se encontram prejudicadas no seu filho.
Boa tarde. Faça uma avaliação neuropsicológica do seu filho para descartar/confirmar um diagnóstico,importante para o direcionamento do tratamento, pois é importante iniciar um acompanhamento multiprofissional.
É importante ser avaliado por um profissional. Seu relato é pouca informação para uma conclusão. Procure um profissional de sua confiança e considere uma avaliação.
Para iniciar o tratamento, é imprescindível um diagnóstico preciso, no qual inclui um leque de informações e avaliações de vários profissionais, levando em consideração, o meio que a criança está inserida.
Boa noite, acredito que é sábio consultar um neuropediatra infantil, ele pode ter mais competência para diagnosticar crianças e encontrar as forma mais adequada ao tratamento; em seguida um psicologo/a pode continuar a colocar na sua pratica terapêutica as indicações do diagnostico medico. Espero ter ajudado.
Boa noite! Entendo que você pode estar angustiada por já ter passado por vários profissionais, é uma fase difícil para a família. É importante o seu filho fazer uma Avaliação Neuropsicológica, somente assim, ela terá um diagnóstico e poderá ser indicado um tratamento adequado para trabalhar as suas dificuldades. Abraço!
Sugiro a busca dos profissionais no campo da psicologia infantil, fonoaudiologia e neuropediatria ao mesmo tempo. Cada um avaliando em sua área de atuação. E cada um com sua intervenção pois antes do diagnóstico temos que trabalhar também a intervenção para que o tempo não passe e a criança não fique sem atendimento.
Olá... Procure um neuropediatra, é possível que o mesmo encaminhe também para um fonoaudiólogo e neuropsicólogo, não tenha medo se levar tempo pra fechamento de um diagnóstico, um diagnóstico bem feito nesta idade demanda tempo da equipe inserida neste processo.
Paciência e foco no tratamento é imprescindível neste momento.
Fique bem! E sucesso nesta relação entre profissional e paciente.
Abraços!
Ola, entendo a sua ansiedade. O diagnóstico deve ser multiprofissional, e demora um pouco mesmo porque a criança deve ser acompanhada. Converse com o neuropediatra sobre fazer uma avaliaçao neuropsicologica. Angelman é uma doença genética. Já passou com ele no geneticista e fez os testes? Ele tem crises epilepticas? O Angelman normalmente apresenta autismo. De qualquer forma o tratamento é similar. Tem que pegar as potencialidades de seu filho e estimular. Fono, TO, psico, etc. Vai dar tudo certo.
É muito comum hoje em dia, médicos e pais quererem dar um nome ao problema que seu filho apresenta. A criança realmente precisa ser acompanhada, muita cautela, sem pressa nos resultados. Procure um neuropediatra, neuropsicólogo, capaz dele precisar fazer Terapia Ocupacional (TO), fonoaudióloga. Mas o principal! Não se prenda a diagnósticos, veja se tem um porque desse tipo de comportamento. Sempre observe seu filho, perceba-o. Com diagnóstico e sem, ele precisa ser acolhido, precisa de atenção, muito carinho, amor e paciência. Espero ter te ajudado, fiquem bem.
O neuropediatra no momento é indispensável, pois é este profissional que fará os exames, avaliação e encaminhamentos possíveis. Não espere o tempo dele, como já pode ter ouvido, pois o tratamento o quanto mais precoce, maior será a evolução. É muito angustiante esta peregrinação, o diagnóstico é importante sim, mas a avaliação e o acompanhamento por profissionais de psicologia e fonoaudiologia faz-se necessário assim que observa-se que há algum atraso no desenvolvimento. Vá em busca de profissionais qualificados para a busca de um bom prognóstico.
Desejo que você tenha uma direção!

Primeiro, é importante procurar um profissional de saúde qualificado para avaliar o seu filho e obter um diagnóstico correto. O diagnóstico deve incluir uma avaliação médica, psicológica e educacional. O profissional de saúde pode recomendar exames de imagem, testes genéticos ou outros exames para ajudar a determinar a causa das dificuldades de comunicação e aprendizado do seu filho.

Depois de obter o diagnóstico, é importante procurar ajuda especializada para o seu filho. Isso pode incluir terapia ocupacional, fonoaudiologia, terapia comportamental, terapia da fala ou outras terapias especializadas. O tratamento deve ser personalizado para atender às necessidades específicas do seu filho.