Meu filho tem 7 anos e está tomando atomoxetina a 7 dias anda reclamando a 2 dias dificuldade de uri

1 respostas
Meu filho tem 7 anos e está tomando atomoxetina a 7 dias anda reclamando a 2 dias dificuldade de urinar por completo e o pênis ficando duro com frequência.Oq devo fazer?
Dr. Gustavo Holanda
Neurologista pediátrico
Recife
Entendo a angústia que essa situação causa em você. Quando uma criança apresenta dificuldade para urinar e episódios de ereção frequente, é natural que os pais relacionem ao uso do medicamento que ela começou a tomar, no caso a atomoxetina. Mas é importante esclarecer: esse remédio não costuma provocar esse tipo de efeito. O que você está observando não tem relação com a medicação.

A dificuldade em urinar por completo pode ter várias causas, como alterações urinárias transitórias, infecção, obstrução parcial da saída da bexiga ou até mesmo comportamentos relacionados à ansiedade. Já a ereção em crianças nessa idade pode acontecer espontaneamente, sem que haja qualquer doença por trás. É uma resposta fisiológica normal do corpo, que aparece em várias fases da infância.

O que merece atenção é a persistência da dificuldade em urinar. Se o seu filho se queixa de dor, esforço excessivo, urina em pouca quantidade, interrompe o jato ou se você notar que está retendo urina, é fundamental procurar um médico para avaliação. Em alguns casos, pode ser necessário um exame de urina ou ultrassom para esclarecer a causa.

O mais indicado neste momento é não suspender a medicação por conta própria e buscar orientação médica. Uma teleconsulta pode ser o caminho mais rápido, seguro e conveniente para esclarecer as dúvidas, avaliar os sintomas em detalhes e decidir se há necessidade de exames ou encaminhamento para o urologista pediátrico. Assim, você recebe a orientação correta sem expor seu filho a deslocamentos desnecessários.

Hoje, plataformas como a Doctoralia permitem que você escolha médicos campeões em satisfação e com experiência em atendimentos online. Em tempos de doenças infectocontagiosas como COVID-19, Monkeypox (MPOX), Parvovírus B19 e até cepas mais agressivas da gripe aviária H5N1, a Telemedicina é a forma mais segura de proteger sua família, evitando salas de espera e economizando tempo que pode ser investido no trabalho e nos estudos.

A Telemedicina também possibilita consultas de segunda opinião, com sigilo e rapidez, ajudando a tirar dúvidas e trazendo segurança para decisões em saúde. Eu mesmo posso oferecer essa orientação em teleconsulta, como qualquer médico pode e deve fazer quando o paciente está no início da sua jornada e precisa de atenção primária. Mesmo que você não precise de mim agora, recomendo que visite meu perfil, acompanhe minhas redes sociais e guarde meu contato. Assim, quando surgir uma nova necessidade, você terá à mão a possibilidade de resolver seu problema com praticidade, segurança e qualidade.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.