Meu filho tem osteomeolite tem que fazer uma biopsia ? Como e feito?

3 respostas
Meu filho tem osteomeolite tem que fazer uma biopsia ? Como e feito?
O médico dele deverá tirar todas as dúvidas de vocês antes do procedimento.

Se o diagnóstico é de fato osteomielite em algum momento uma biópsia pode ser interessante por dois motivos:

Confirma o diagnóstico averiguando se há ou nua infecção e ainda pode isolar qual bactéria está causando a infecção, direcionando dessa forma o antibiótico correto.

Lembrando, biópsias desse tipo podem ser realizadas por diversas técnicas, tanto abertas quanto minimamente invasivas, dependendo do caso.

A biópsia minimamente invasiva geralmente é feita por meio de uma agulha especial que atira um pedacinho de osso e o local a ser realizado é definido e confirmado por exames de imagem (rx ou tomografia).

A técnica aberta consiste em operar o osso infectado e expor a infecção, ai colher um pedaço de osso para biópsia. Vantagens dessa técnica são que durante o procedimento já se inicia o desbridamento de osso morto e o tratamento da osteomielite.

A indicação precisa é caso a caso, contudo e necessita de avaliação médica direcionada.
A OSTEOMIELITE é uma entidade clínica que possui características radiológicas e clínicas que podem ser confundidas com outras patologias.
A biópsia e posterior análise, conduzira a certeza do diagnóstico bem como guiará a antibioticoterapia de acordo com a sensibilidade aos antimicrobianos (caso confirmado osteomielite).