Meu filho tem um ano e 5 meses só fala papai o restante só aponta é normal?? Tenho um filho autist

6 respostas
Meu filho tem um ano e 5 meses só fala papai o restante só aponta é normal??
Tenho um filho autista de 7 só que teve atraso motor devo procurar ajuda para meu pequeno?
Olá! cada criança se desenvolve em seu próprio ritmo, e alguns alcançam certos marcos linguísticos, motor e cognitivos mais cedo ou mais tarde do que outros. Com um ano e meio, é comum que a maioria das crianças já tenha desenvolvido uma série de habilidades linguísticas, incluindo algumas palavras, apontar para objetos e até mesmo formar pequenas frases simples. No entanto, o atraso na fala por si só não é uma indicação de autismo.

É importante que você conversar com o pediatra da criança ou uma fonoaudióloga para avaliar seu desenvolvimento geral e determinar se ele precisa de ajuda extra para progredir em algumas áreas, especialmente em relação a habilidades de linguagem e comunicação. Quanto mais cedo um problema for detectado, maior a probabilidade de que as intervenções apropriadas possam ser iniciadas e o progresso seja feito. Abs

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Sandra Gomes de Oliveira
Fonoaudiólogo, Terapeuta complementar
Eusébio
Deve se fazer a avaliação de seu filho, pode ser sor uma atraso mesmo , e a estimulação deve ser feita precocemente para evitar atrasos futuros.
Dra. Sorhaya Bueno
Fonoaudiólogo, Terapeuta complementar
Campinas
Olá, seguindo o marco do desenvolvimento a criança de 5 anos já deveria estar com a fala completa ou adquirindo os últimos fonemas ( R da barata e os encontros consonantais PR , CL ...).Procure uma fonoaudióloga para avaliação.
Dra. Deise Borba Batista
Fonoaudiólogo
São Paulo
Olá, boa tarde!
Se neste momento ele só tem uma palavrinha em seu repertório, e se comunica mais por gestos, como o apontar, vale iniciar avaliação e intervenção fonoaudiológica. Como relatado irmão autista, e sabemos que a herdabilidade no TEA é significativa, cabe também investigação.
À disposição.
É conveniente uma avaliação com a fonoaudióloga
 Aurora de Carvalho
Fonoaudiólogo
Recife
Olá! Aos 1 ano e 5 meses, é esperado que a criança já fale algumas palavrinhas (em média de 5 a 10 palavras com significado), além de compreender ordens simples e se comunicar também com gestos, como apontar. O fato de seu filho falar apenas "papai" e usar gestos para o restante da comunicação merece atenção, especialmente considerando o histórico familiar de autismo.

Vale lembrar que cada criança tem seu próprio ritmo de desenvolvimento, mas existem marcos importantes que nos ajudam a identificar quando é hora de buscar uma avaliação. E quanto mais cedo qualquer dificuldade é investigada, melhores são as possibilidades de apoio e desenvolvimento.

Minha sugestão é que você procure uma fonoaudióloga especializada em linguagem infantil para uma avaliação detalhada. Essa profissional poderá observar o desenvolvimento da linguagem, da comunicação e orientar quanto aos próximos passos. A intervenção precoce faz toda a diferença!

Observar e agir com atenção desde cedo faz toda a diferença.

Especialistas

Manoela Noronha

Manoela Noronha

Fonoaudiólogo

Florianópolis

Guilherme Samrsla

Guilherme Samrsla

Fonoaudiólogo

Porto Alegre

Juliana Itapema

Juliana Itapema

Fonoaudiólogo

São Paulo

Cínthia Ribeiro

Cínthia Ribeiro

Fonoaudiólogo

Nova Iguaçu

Rita de Cássia Borges de Farias

Rita de Cássia Borges de Farias

Fonoaudiólogo

Florianópolis

Geniffer Pavan

Geniffer Pavan

Fonoaudiólogo

Catanduvas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 108 perguntas sobre Distúrbios da fala
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.