Meu filho tem um ano e sete meses fala muito pouco.., fala da, mama, nenê,tete, papa, gato..mas aind

5 respostas
Meu filho tem um ano e sete meses fala muito pouco.., fala da, mama, nenê,tete, papa, gato..mas ainda quando quer...mas canta o dia inteiro sem entender o que ele tá cantando..ele aponta, entendi tudo que a gente fala, da sinais..mas o falar vejo q é pouco.. é para me preocupar? pode ser um atraso?
Dra. Sorhaya Bueno
Fonoaudiólogo, Terapeuta complementar
Campinas
Olá, Tudo depende se ele usa chupeta, mamadeira, dedo, o que ele come, se já teve otite, como é o contexto familiar, meio ambiente e herança genética... Com essa idade a criança já consegue falar os fonemas B, P, M entre outros.
Procure uma fonoaudióloga para avaliação e orientações.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
 Luiza Teles .
Fonoaudiólogo
São Paulo
Olá!
Me chamo Luiza e sou fonoaudióloga em São Paulo.
Acredito que o olhar do profissional especialista possa te ajudar a entender especificamente a necessidade do seu filho e expectativas do momento, analisando individualmente para orientar os próximos passos de forma adequada.

Com carinho,
Luiza Teles - DO PARTO AO PRATO
Olá!! É importante passar em consulta com uma Fonoaudióloga para que se verifique se realmente ele está com atraso . Na consulta é feito o diagnóstico , se existe algum hábito que esteja prejudicando o desenvolvimento da linguagem e se a família está estimulando adequadamente a Fala dele. Na consulta a profissional vai orientar a família sobre as necessidades dele para que se desenvolva sem problemas.
Olá! Aos 1 ano e 7 meses, é esperado que uma criança compreenda comandos simples, use cerca de 10 a 20 palavras e demonstre interesse por sons e linguagem. Seu filho demonstra boa compreensão e usa algumas palavras, mas o uso limitado e esporádico pode indicar um atraso de linguagem ou uma variação normal.

Preocupe-se se ele não aumentar o vocabulário nos próximos meses, não tentar imitar palavras ou não usar a fala como forma de comunicação.

Estimule a fala conversando de forma clara, lendo livros, brinquedos, contato com outras crianças, natureza, cantando músicas interativas entre outros. Caso o progresso não ocorra, procure um fonoaudiólogo para avaliação e intervenção precoce, garantindo o suporte necessário para o desenvolvimento.

Espero que essa informação seja útil!

Abraço.
Aconselho uma avaliação com um fonoaudiólogo. É necessário entender o que está levando a esse atraso na fala e orientações aos pais, costumam ajudar nesses casos.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.