Meu filho teve o diagnóstico de superdotação e altas habilidades. Sei que superdotação não é um tran

2 respostas
Meu filho teve o diagnóstico de superdotação e altas habilidades. Sei que superdotação não é um transtorno ou doença. Mas a neuropsicóloga que o avaliou também viu caracteristicas de autismo (tipo Asperger) e hiperatividade. Ela me orientou a procurar um neuropediatra, mas tenho medo de ser passada alguma medicação. Por onde começo?
Dr. Gustavo Holanda
Neurologista pediátrico
Recife
Primeiramente, é compreensível que você tenha recebido o diagnóstico de superdotação e altas habilidades do seu filho com uma mistura de emoções, especialmente quando mencionadas possíveis características de autismo e hiperatividade. Saiba que é um passo importante na compreensão do perfil único do seu filho e de suas necessidades específicas.

A superdotação, de fato, não é um transtorno, mas um indicativo de potencial elevado em uma ou mais áreas. Já o espectro do autismo, incluindo o que anteriormente era conhecido como Asperger, e a hiperatividade podem apresentar desafios específicos que, com o suporte adequado, podem ser bem gerenciados.

Entendo sua preocupação com a possibilidade de medicação. É importante lembrar que a decisão de medicar, especialmente em crianças, é cuidadosamente ponderada pelos profissionais de saúde. A visita a um neuropediatra é uma oportunidade para discutir todas as suas preocupações, observações e esperanças em relação ao desenvolvimento do seu filho. Esse especialista irá avaliar o seu filho de forma holística e recomendará intervenções que podem incluir, mas não se limitam a, medicação.

E se há receio quanto à medicação, é seu direito expressar isso. Muitas estratégias não medicamentosas, como terapias comportamentais e educacionais, podem ser exploradas para apoiar o desenvolvimento do seu filho.

Iniciar por uma consulta com um neuropediatra bem avaliado nesta plataforma é um excelente primeiro passo. Essa consulta pode lhe proporcionar uma compreensão mais profunda das necessidades do seu filho e ajudar a traçar um plano de ação que respeite suas preferências e preocupações.

Saiba que você está buscando o melhor para o seu filho e que sua jornada é feita de parcerias — com médicos, educadores e outros profissionais que podem oferecer apoio e orientação nesse caminho. Confie em seus instintos e na sua capacidade de ser a melhor advogada para as necessidades do seu filho.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Jennifer Jorge de Sales
Neurologista pediátrico
Fortaleza
Olá! Entendo a preocupação com o excesso de medicamentos, acredito que o melhor caminho seja procurar o Neuropediatra para avaliá-lo e fechar o diagnóstico. A avaliação neuropsicológica é uma excelente ferramenta para auxiliar nesse processo, porém ele precisa ser avaliado. Exponha sua preocupação ao Neuropediatra, pois não é obrigatório iniciar medicamentos. Essa decisão é compartilhada com a família, e é optado pelo início de medicações quando a criança apresenta distúrbios do sono, agressividade, autolesão etc.
Acredito que esse seria um bom começo. Abraços

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.