Meu irmão foi diagnosticado com TU mediastino, ( teratoma ) ele não fez biopsia e o medico vai realizar

2 respostas
Meu irmão foi diagnosticado com TU mediastino, ( teratoma ) ele não fez biopsia e o medico vai realizar a cirurgia por video.
Gostaria de saber se é obrigatório fazer biopsia e quais as chances da cirurgia por video dá certo, sem haver necessidade de fazer uma outra cirurgia?
Olá. Os tumores são diagnosticados por intermédio de biópsias. Somente com biopsia é possível afirmar o tipo de um tumor. No caso dos tumores de mediastino, é possível o medico suspeitar de teratoma por algumas características visualizadas na tomografia ou ressonância. Apesar da imagem poder sugerir alguns tipos de tumores, habitualmente sugere-se a realização de biopsia previa para se ter uma correta avaliar pré-operatória. Todavia, algumas vezes, o local onde tumor esta pode impedir a realização de biopsia ou algum outro procedimento o que faz com que se proceda ao tratamento cirúrgico primeiramente. Sugiro que converse com o médico do seu irmão, pois ele conseguira dar estas informações que você solicitou com melhor propriedade. Sucesso no procedimento dele!

Normalmente com ressonancia ou tomografia, em se tratando de um teratoma as imagens podem ser muito características, com presença de gordura, osso, cartilagem, líquido. Entretanto, no meu entender, todo tumor de mediastino deve passar por um screening laboratorial, a fim de se afastar outros tumores que são facilmente tratados com quimioterapia e curados sem a necessidade de qualquer invasão cirurgica. Nos dias atuais com a facilidade das biópsias percutâneas guiadas por tomografia com agulhas que retiram fragmentos e com o patologista na sala, julgo inadequado prescindir da biópsia e ir direto para a cirurgia. Certamente a ressecção por vídeo é o método de escolha. Torço para que corra tudo bem,