Meu marido fez prostatectomia radical e radioterapia , porem o PSA de antes da radioterapia era de 0,55.

4 respostas
Meu marido fez prostatectomia radical e radioterapia , porem o PSA de antes da radioterapia era de 0,55. Após 45 dias da radioterapia o PSA está 0,88 .Isso significa que o tratamento não teve resultado?
Obrigada!
Não dá para afirmar isso! É preciso manter o acompanhamento para verificar o menor PSA que ele terá após o tratamento! A partir desse menor PSA é que se avalia a efetividade do tratamento ! Att

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Paulo Maron
Oncologista, Urologista
São Paulo
Não significa que não teve sucesso no tratamento. O PSA deve ser acompanhado de perto pois a resposta da radioterapia se dá num tempo variável, portanto é necessário reavaliações e novas dosagens.
Você deve ter observado que 45 dias após a cirurgia o PSA caiu bastante em relação ao inicial, e agora com a Radioterapia isso não aconteceu. A radioterapia causa uma "inflamação" dos tecidos que pode, incialmente, elevar o PSA. O acompanhamento se faz necessário para observar a variação desses valores.
Dr. José Gomes de Oliveira
Urologista
Lucas Do Rio Verde
São diversos os fatores a serem considerados em situações como esta. Devemos inicialmente considerar os intervalos de tempo. Por exemplo, quando e quanto foi o slopper PSA? em alguns casos temos que levar em consideração a observação do Prof. Edson Pontes sobre o tecido prostático residual, em especial o mini-lobo retrovesical que pode passar à dissecção quando da Prostatectomia radical. Ele vai continuar produzindo PSA e falseando o resultado. Uma outra condição a ser estudada é presença de micrometastases que são células tumorais circulantes e que ao se implantarem podem tornar-se clínicamente e laboratorialmente importantes e detectáveis. Procure um profissional que possa afastar estas possibilidades antes de se convencer de que tem uma recidiva local.

Especialistas

Felipe Longo Sanches

Felipe Longo Sanches

Urologista

São Paulo

Bruno Pereira Reciputti

Bruno Pereira Reciputti

Urologista, Cirurgião geral

São Paulo

Marcos Miranda

Marcos Miranda

Oncologista

João Monlevade

Silvia Nardozza Santerini

Silvia Nardozza Santerini

Oncologista

Sinop

Lucia Guedes de Souza

Lucia Guedes de Souza

Oncologista

São Paulo

Isabella Tavares

Isabella Tavares

Oncologista, Especialista em clínica médica

Maringá

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 521 perguntas sobre Câncer de próstata
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.