meu medico receitou utrogestan , já fazem 2 anos q tento engravidar e não consigo ...será q usando

1 respostas
meu medico receitou utrogestan , já fazem 2 anos q tento engravidar e não consigo ...será q usando esse medicamento tenho alguma chance ?
Dra. Caroline Cunha de Oliveira
Endocrinologista, Nutrólogo, Médico clínico geral
São Paulo
A prescrição de Utrogestan, que é uma forma de progesterona bioidêntica, pode ser uma parte importante do tratamento para mulheres que estão tentando engravidar, especialmente se houver indícios de insuficiência lútea ou outros problemas relacionados à fase lútea do ciclo menstrual. A fase lútea é o período após a ovulação e antes do início da menstruação, durante o qual o revestimento uterino se prepara para uma possível gravidez. Se a produção de progesterona durante esta fase for insuficiente, pode ser difícil para o embrião se implantar e para a gravidez ser mantida.

O uso de progesterona como o Utrogestan pode ajudar a complementar os níveis naturais de progesterona do corpo, criando um ambiente uterino mais favorável à implantação do embrião e ajudando a sustentar as fases iniciais da gravidez. Isso pode ser particularmente útil para mulheres com histórico de abortos recorrentes ou para aquelas em que a insuficiência lútea foi identificada como uma possível causa de dificuldade para engravidar.

No entanto, é importante lembrar que a eficácia de qualquer tratamento de fertilidade, incluindo o uso de progesterona, depende de uma variedade de fatores, incluindo a causa subjacente da infertilidade. A infertilidade pode ser resultado de uma série de questões, que podem envolver tanto o parceiro masculino quanto o feminino, e a abordagem ideal geralmente requer uma avaliação abrangente e, em muitos casos, uma abordagem multidisciplinar para o tratamento.

Se você está tentando engravidar há dois anos sem sucesso, é encorajador que você esteja sob os cuidados de um médico e explorando opções de tratamento como o Utrogestan. Continuar a comunicação aberta com seu médico, discutindo suas preocupações, e seguindo as recomendações de tratamento são passos importantes. Pode ser útil também explorar outras avaliações ou tratamentos, se ainda não foram feitos, incluindo a avaliação da fertilidade do parceiro e outras intervenções médicas ou mudanças no estilo de vida que possam aumentar suas chances de concepção.

A medicina integrativa pode oferecer uma perspectiva valiosa neste processo, considerando não apenas os aspectos físicos da fertilidade, mas também como fatores emocionais, nutricionais e de estilo de vida podem influenciar sua saúde reprodutiva e suas chances de engravidar.

Lembre-se, cada casal é único, e o caminho para a concepção pode variar. Manter a esperança e buscar suporte, tanto médico quanto emocional, é fundamental durante este período.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e Nutrologia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 840 perguntas sobre Utrogestan
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.