Meu namorado tem uma pedra que tem em torno de 1,5 cm e tem preferência por esse procedimento, é possível

5 respostas
Meu namorado tem uma pedra que tem em torno de 1,5 cm e tem preferência por esse procedimento, é possível fazê-lo mesmo com uma pedra de menos de 2cm?
Sim. A principal indicação de percutânea é para tratar cálculos no 1/3 inferior do rim. Mas modernamente podemos tratar esses casos com Lithovue, um endoscópio digital que permite acesso a todas as partes do rim por sua maior flexibilidade, o que muitas vezes não era possível com os endoscópios analógicos. att

Possível é sim, mas despendendo das características desse cálculo (tamanho exato, localização, densidade) existem métodos menos agressivos para realizar esse tratamento. A urologia evolui sempre para tentar ser o menos invasivo possível! Consulte seu urologista para não ficar dúvidas! Atenciosamente
Para cálculos menores que 2,0 cm eu, pessoalmente, tentaria uma ureterorrenolitotripsia flexível a laser antes de tentar uma percutanea em virtude da menor morbidade dessa opção terapêutica . Contudo, a nefrolitotomia percutanea é sim uma opção para tratar o seu cálculo .
Sim é possível realizar esse procedimento em cálculos menores que 2cm.
Contudo é sempre importante lembrar que no caso de cálculo renal entre 1 a 2cm que não seja de cálice inferior renal o tratamento mais indicado seria litotripsia ou ureterorrenolitotripsia. O procedimento seria escolhido levando em conta características do cálculo nos exames de imagem. Caso não tenha sucesso com esses tratamentos a cirurgia percutânea estaria indicada.
No caso de cálculo renal maior que 1cm em cálice inferior renal, a cirurgia percutânea estaria indicada.
Dessa maneira seria melhor agendar uma consulta com seu urologista para discussão desses aspectos para realizar o melhor tratamento.
Cada dia mais nosso arsenal terapeutico melhora No caso em questao importante saber o UH ( densidade, dureza) do calculo Menos agressivo seria a Litotrpsia extracorporea e a ureterorenolitripsia com laser Usando este laser da Dornie , Lithovue, o tempo cirurgico diminui muito Cada profissional escolhe a tecnica que ele tem mais experiencia Nada mais correto do que discutir dialogar com seu medico A coisa mais importante na medicina e a confianca em seu medico Esta relacao supera qualquer tecnica cirurgica