Meu neto tomou tapazol por 2 anos e tinha estabilizado. 6 meses depois pegou dengue e o hipertiroidi

2 respostas
Meu neto tomou tapazol por 2 anos e tinha estabilizado. 6 meses depois pegou dengue e o hipertiroidismo voltou e vai ter que fazer iodo. Depois que fizer, ainda pode voltar?
Dra. Roberta Romeiro Vannucchi
Endocrinologista, Especialista em clínica médica
São José dos Campos
Em geral, o tratamento com iodo resolve a maior parte dos quadros de hipertireoidismo. Mas, a depender da etiologia e do grau do hipertireoidismo, pode ser necessário outra dose de iodo ou outro tratamento após. Necessita de avaliacao e seguimento com endocrinologista.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Entendo sua preocupação, a dúvida é muito pertinente.

O hipertiroidismo pode sim entrar em controle por um tempo e depois voltar a se manifestar, especialmente se houver algum gatilho, como uma infecção ou grande estresse físico, como a dengue.

Em casos em que há recidiva da doença após a suspensão da medicação, o tratamento com iodo radioativo costuma ser indicado para controle definitivo, especialmente em quadros de Doença de Graves, que é uma das causas mais comuns de hipertiroidismo em jovens.

Após o tratamento com iodo, a glândula tireoide tende a reduzir bastante sua função — e em muitos casos, isso leva ao hipotireoidismo permanente, que é facilmente controlado com reposição de levotiroxina.

A chance de o hipertiroidismo voltar depois do iodo é muito baixa, mas pode acontecer em raros casos, principalmente se a dose administrada não for suficiente ou se houver tecido tireoidiano residual mais resistente. Por isso, o acompanhamento com endocrinologista continua sendo essencial mesmo após o tratamento.

Fico à disposição caso queiram conversar mais sobre o caso ou acompanhar de perto essa transição.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 181 perguntas sobre Tapazol
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.