Meu oftalmo teve suspeita de glaucoma. Tonometria, campimetria e retinografia estão normais, mas tenho

2 respostas
Meu oftalmo teve suspeita de glaucoma. Tonometria, campimetria e retinografia estão normais, mas tenho escavação aumentada (OE 0,7 e OD 0,8). Ele disse que pode ser de falha congenita e provavelmente não tenho glaucoma. Tenho 33 anos, miopia baixa desde os 7 e sem glaucoma na família. Peço opiniões??
Mantenha o acompanhamento oftalmológico regular porque uma escavação de 0,8 aos 33 anos, merece atenção. Pode realmente não ser glaucoma, pode ser escavação ampla, mas independente do que seja, a saúde do nervo óptico deve ser monitorada. A avaliação da pressão arterial noturna(se há hipotensão noturna, durante o sono) deve ser feita, bem como um eco-doppler de carótidas, para termos uma ideia da perfusão sanguínea para os nervos ópticos. Existe o glaucoma de baixa pressão ou de pressão normal. Não fumar, manter o sangue fluido(colesterol), evitar cortisona, drogas(cocaína)(não estou dizendo, nem achando que seja usuário de drogas, estou só informando). Uma paquimetria corneana ajudaria a afastarmos uma falsa pressão baixa, caso tenha uma córnea fina. Os míopes podem ter escavações suspeitas, mas sua miopia é baixa. A tomografia de coerência óptica(O.C.T) do nervo óptico é válida, ajuda, mas o acompanhamento com o seu médico é o mais importante.

Realmente uma escavação 0,8 deve ser acompanhada mais de perto. Importância deve ser dada não só para a pressão intra-ocular basal (sem qualquer medicação), mas sua variação e picos de valores máximos . Isso pode ser avaliado através de testes de stress (teste de sobrecarga hídrica). Além disso a tomografia de nervo óptico (OCT) é uma excelente ferramenta para detecção de danos precoces no nervo e na camada de fibras nervosas da retina, pois é capaz de detectar danos nessas estruturas muito antes que qualquer alteração na campimetria.