Meu pai tem 59 anos e tem cirrose hepática, em consequência tem ascite e hérnia. Com que frequência
3
respostas
Meu pai tem 59 anos e tem cirrose hepática, em consequência tem ascite e hérnia. Com que frequência deve ser feita a paracentese?
A paramentes não é um procedimento isento de risco. Assim, ela é indicada apenas nos casos muito sintomáticos ou quando se deseja afastar quadro de infecção da ascite (PBE - peritonite bacteriana espontânea).
As hérnias em pacientes cirróticos com ascite, a princípio tem restrição a serem operadas.
Todo paciente cirrótico deve ser acompanhado no mínimo a cada 6 meses por um especialista.
As hérnias em pacientes cirróticos com ascite, a princípio tem restrição a serem operadas.
Todo paciente cirrótico deve ser acompanhado no mínimo a cada 6 meses por um especialista.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
O que vai determinar a frequência com que uma paracentese deve ser feita são os sintomas do paciente. Sempre que houver muito desconforto, falta de ar ou alguma outra coisa que incomode a realização da paracentese de alívio deve ser considerada.
A paracentese de alívio deve ser realizada de acordo com os sintomas do pacientes e não de acordo com uma frequência pré-estabelecida. Portanto, quando a falta de ar for significativa, está recomendada a paracentese para alívio do sintoma.
Especialistas
Danielle Menezes Cesconetto
Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião oncológico
São Paulo
Agendar uma visita
Rodrigo Ambar Pinto
Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral, Coloproctologista
São Paulo
Agendar uma visita
Simone Perales
Cirurgião do aparelho digestivo, Cirurgião geral, Cirurgião oncológico
Campinas
Agendar uma visita
Perguntas relacionadas
- Minha esposa fez paracentese de alívio ontem por volta de 18h50. Está sentindo dores abdominais e ontem sentiu febre por volta de 22h. Tomou paracetamol e a febre passou, mas a dor continua. Hoje a tarde voltou a sentir febre. O que pode ser? Ela tem carcinomatose peritoneal e vai realizar a cirurgia…
- Sensação de barriga inflamada e leve ardência ao urinar após paracentese de alívio. O que pode ser? Paciente do sexo feminino.
- Meu pai tem arretimia cardíaca ( coração crescido)por conta do cigarro à 23 anos e vem sofrendo ascite já vez uma paracentese, e recentimente fez uma ultrason abdominal e da próstata está tudo ok. Minha dúvida é, porque tanto líquido?
- Ascite pancreático tem que ser removido da cavidade pleural?
- Boa tarde. Meu sogro tem ascite e seu umbigo está todo pra fora porém ele tinha um machucado no umbigo que ocasionou a saída de água pelo mesmo saiu quase 5 litros é normal ?
- Caso o corpo fique coçando após o procedimento paracentese posso tomar um antialérgico?
- Minha mãe fez o tratamento de ascite e já são 2 dias com vazamento o que pode ter acontecido???
- Fiz uma paracentese de alívio, é normal no local da incisão ficar inchado e sair um pouco de líquido?
- Depois q e feito a retirada do liquide de aciste e normal ficar um pouco de líquido ainda na barriga?
- Qual é o tempo de recuperação após a paracentese? Pois preciso fazer de um volume baixo, e se pode ser ambulatorial.
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 73 perguntas sobre Paracentese abdominal
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.