Meu pai tem 78 anos e fez uma prostatectomia recentemente. Após um mês e dez dias fez um exame de PSA
4
respostas
Meu pai tem 78 anos e fez uma prostatectomia recentemente. Após um mês e dez dias fez um exame de PSA e o resultado foi 0,49. Repetiu dez dias depois e apareceu 0,83. Terá que fazer radioterapia ? Há risco de metástase ?
Sugiro marcar na oncologia clínica pois se o PSA não zerou ainda existem células de próstata e algum tratamento complementar pode ser necessário ! Att
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Para responder adequadamente essa pergunta, são necessários alguns dados pré-operatórios, como o PSA antes da cirurgia, a cintilografia óssea, que avalia as metástases, assim como a análise histopatológica da peça cirúrgica. Com esses dados, pode-se dizer se a queda de PSA apresentada está dentro do esperado e se novas análises serão necessárias para traçar outras condutas, como a radioterapia.
O Valor do PSA após a cirurgia é um dos critérios para definir a necessidade ou não de tratamentos adicionais.
Nos casos em que o PSA continua elevado, há a possibilidade de focos da doença ainda em atividade.
O papel da equipe médica é definir a provável localização desses focos e aplicar o tratamento complementar adequado, com o menor perfil de efeitos colaterais e com maior chance de controle da doença.
Atenciosamente
Dr. Bruno Benigno
Nos casos em que o PSA continua elevado, há a possibilidade de focos da doença ainda em atividade.
O papel da equipe médica é definir a provável localização desses focos e aplicar o tratamento complementar adequado, com o menor perfil de efeitos colaterais e com maior chance de controle da doença.
Atenciosamente
Dr. Bruno Benigno
Pacientes que realizararam prostatectomia devem, preferencialmente, ter o PSA indetectável após algumas semanas da cirurgia, uma vez que a meia vida do PSA é de 2,2 dias. Paciente com PSA ainda detectável e com valores em aumento, sugere recidiva bioquímica da doença. Em alguns casos como esse, há a possibilidade de realização de Radioterapia com intuito curativo. Porém, é importante uma avaliação médica do paciente e dos exames para analisar qual a melhor opção de tratamento nesse momento.
À disposição.
Pedro Isaacsson - Oncologista
Porto Alegre - RS
À disposição.
Pedro Isaacsson - Oncologista
Porto Alegre - RS
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Um homem com 78 anos, pode fazer cirurgia de próstata, corre algum risco ?
- Bia tarde ! Meu PSA total 1,14 e o livre 0,14 ! Devo me preocupar , tenho 65 anos !
- Boa noite!! Meu marido está usando sonda ah uma semana e ontem começou sair sangue junto com a urina isso é normal?
- Boa tarde, meu psa livre ta 0.270 e o total 0.5 é normal? Tenho 39 anos.
- Psa total ultrasensivel deu resultado de 6,98 isso é alterado ?
- Fiz cirurgia de remoção total da minha próstata. Os primeiros nove resultados de PSA Total pós tal cirurgia acusaram sempre "Inferior a 0,01", Já no décimo resultado, realizado no mesmo laboratório, o PSA Total acusou "0,05"; Isto é um sinal forte que pode estar ocorrendo recidiva deste câncer?
- Meu pai é idoso, faz uso de acetato de ciproterona 50mg para câncer de próstata. Ele sofreu uma pequena queda. Posso dar Alginac Retard? O que seria uso prolongado?
- Boa tarde, Meu pai fez prostatectomia total há uns 6 anos...vem acompanhando com o exame PSA sempre com valores proximo do 0....mas agora o PSA deu 1,78. Qual especialista devo procurar para me ajudar com esse resultado?
- Boa tarde! Tenho 48 anos resultado exame PSA livre 0,18 PSA total 1,18 relação PSA total/livre 15% está normal?
- PSA Total12; Livre 1,18; Livre/Total 0,10. É critico?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 521 perguntas sobre Câncer de próstata
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.