meu pai tem 85 anos e uma hérnia na barriga bem saliente. Tenho medo que na idade dele opere, mas de

2 respostas
meu pai tem 85 anos e uma hérnia na barriga bem saliente. Tenho medo que na idade dele opere, mas de complicações e ele morra em função da cirurgia, por isso estamos protelando... Será que vale a pena operar ou melhor deixar assim, já que el não reclama de dor. Ele usa cinta para apertar a hérnia...
A indicação cirúrgica precisa ser avaliada em relação a fatores relacionados ao paciente (idade, doenças prévias, risco cirúrgico) e fatores relacionados a patologia em questão (hérnia), como sintomas álgicos, limitação e piora de qualidade de vida. Muito importante uma consulta presencial com cirurgião de sua confiança para que seja tomada a melhor decisão, e explicado os riscos de ambos os lados, caso seja feita ou não a cirurgia.

A idade não é um fator proibitivo.
A indicação de operar ou não operar deve ser individualizada para cada hérnia e para cada paciente.
Não deixe de consultar com Cirurgião do Aparelho Digestivo ou Cirurgião Geral para que seja definido para o seu pai o melhor caminho. A indicação de operar e a decisão de operar serão feitas após consulta médica com seu cirurgião de escolha.