Meu pai tem Parkinson há mais ou menos 8 anos, faz os tratamentos normalmente no entanto há alguns d

2 respostas
Meu pai tem Parkinson há mais ou menos 8 anos, faz os tratamentos normalmente no entanto há alguns dias atrás passou muito mal ficou paralisado e fazendo gestos de contorção, foi socorrido e levado para o hospital após alguns exames foi constatado que ele estava com obstrução no intestino foi feito uma lavagem e ele aparentemente melhorou e foi liberado. O fato que me chamou a atenção foi que neste período em que ele esteve hospitalizado não foi possível dar os medicamentos para o Parkinson e quando ele volta pra casa inacreditavelmente volta a falar normalmente e a andar com firmeza e agilidade ao retomar as medicações usuais voltou a ficar lento e com a fala enrolada, alguém poderia me explicar o que houve? Parecia até que ele não tinha a doença e o que lhe faz mal são os remédios. Desde já agradeço.
Isso é possível. Há o que denominamos parkinsonismo medicamentoso, induzido por medicações como haloperidol, neuleptil, amplictil, cinarizina, flunarizina, amitriptilina. A retirada destas medicações melhora estes sintomas parkinsonianos de rigidez, fala embolada e de lentidão. Converse sobre isso com o médico dele.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dra. Camila Cirino Pereira
Neurologista, Médico do sono, Psiquiatra
São Paulo
É compreensível a sua preocupação com a melhora repentina do seu pai e a volta dos sintomas do Parkinson após ele retomar os medicamentos.
O que você descreveu pode ter uma explicação médica. É possível que a obstrução intestinal tenha causado uma série de fatores que levaram à melhora momentânea do seu pai.
Interrupção do tratamento: A interrupção dos medicamentos para o Parkinson durante a hospitalização pode ter causado uma melhora temporária nos sintomas.
Desintoxicação: A obstrução intestinal pode ter levado a uma acumulação de toxinas no corpo, que foram eliminadas durante a lavagem intestinal, provocando um alívio temporário dos sintomas do Parkinson.
Efeitos colaterais dos medicamentos: Alguns medicamentos usados para tratar a obstrução intestinal podem ter tido efeitos colaterais que mascararam os sintomas do Parkinson.
É importante lembrar: A melhora temporária não significa que o Parkinson desapareceu. É fundamental que o seu pai continue a tomar os medicamentos para controlar a doença e que ele seja acompanhado por um neurologista.
Converse com o médico do seu pai sobre essa situação. Ele poderá analisar o histórico clínico, os medicamentos utilizados e as reações do seu pai, e te ajudar a entender melhor o que aconteceu.
Lembre-se: A informação médica precisa ser individualizada para cada paciente. As informações fornecidas aqui não substituem a consulta com um profissional de saúde.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 407 perguntas sobre Neuleptil
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.