Meu pai tem quase 2 meses que operou câncer de próstata. Primeiro exame de PSA deu 0,99. Seria uma metástase ou reincidiva bioquímica? Qual melhor tratamento nesse momento?
Boa noite! Paciente que operou de prostata por Cancer o PSA deve estar em nivel indetectavel apos 6 semanas da cirurgia. Nesse caso é recomendado discutir com o seu medico a necessidade de complementaçao ao tratamento. Boa sorte. Um abraço!

Dra. Patricia Moretto
Dra. Patricia Moretto
Oncologista, Internista
Porto Alegre
Olá. Em geral chamamos de psa persistentemente elevado pós- cirurgia. Isso pode ser por persistência de doença local ( por exemplo, em caso de margens positivas), doença em linfonodos locais, ou metástases à distância. O caso precisa ser revisado : revisão dos exames realizados no pré-operatório, revisão do anatomopatológico e solicitação de novos exames de Imagem , como ressonância multiparamétrica de pelve e pet-psma. A partir disso pode-se discutir quais as opções de tratamento.
Em geral, em não aparecendo nada nos exames de Imagem, o tratamento passa por radioterapia local/ Hormonioterapia. Converse com seu oncologista. Abraços.

Especialistas em Câncer de próstata

Guilherme Clivatti

Guilherme Clivatti

Urologista, Cirurgião geral

União Da Vitoria

Carla Nakata

Carla Nakata

Oncologista

Cuiabá

Humberto Kern Laydner

Humberto Kern Laydner

Urologista

Porto Alegre

Gilberto Hayden

Gilberto Hayden

Urologista

Manaus

Ronaldo Sesconetto

Ronaldo Sesconetto

Urologista

Rio Verde

André Leonardo Eyng

André Leonardo Eyng

Urologista

Florianópolis

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 205 perguntas sobre Câncer de próstata

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.