Meu pai teve chicungunha há 3 anos e agora foi diagnosticado com miastenia gravis. Com a idade de 72
2
respostas
Meu pai teve chicungunha há 3 anos e agora foi diagnosticado com miastenia gravis. Com a idade de 72 anos, e histórico de problemas no coração (colocou 2 stents e toma remédio para o coração), é indicado a cirurgia para a retirada do timo? Quais os pró e contra?
Na situação de seu pai, vários fatores devem ser levados em consideração. Primeiro é se a miastenia dele é ou não timomatosa (ou seja se tem ou não timoma associado, que é um tumor no timo). Se tem tumor cirurgia obrigatória. Se nao tem deverá ser feito o estudo adequado e descartada outras formas de miastenia como por exemplo a síndrome de Eaton-lambert que é uma miastenia relacionada aos tumores de pulmao. Se for realmente a miastenia gravis e o diagnóstico for recente ou seja até 1 ano do início dos sintomas, consideraria fortemente a cirurgia, cujos resultados são tão melhores quanto mais precoce e mais próximo do início dos sintomas o diagnóstico é feito. Claro que as comorbidades cardiológica que ele tem entram na balança do cisto benefício e o cardiologista dele precisa libera lo com um risco aceitável para a cirurgia, do contrário é melhor ficar só com as medicações. Levar em consideraco que a cirurgia hoje fazemos por video, com excelentes resultados e alta hospitalar em 48h.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia.
A cirurgia é apenas uma das formas de tratamento da Miastenia Gravis. Usualmente, ela é usada em pacientes selecionados que preencham alguns critérios tais como efeitos colaterais graves com tratamento medicamentoso, presença de tumor no timo, dentre outros. E obviamente, o estado de saúde atual do paciente, visto que estamos falando de uma cirurgia.
A cirurgia é apenas uma das formas de tratamento da Miastenia Gravis. Usualmente, ela é usada em pacientes selecionados que preencham alguns critérios tais como efeitos colaterais graves com tratamento medicamentoso, presença de tumor no timo, dentre outros. E obviamente, o estado de saúde atual do paciente, visto que estamos falando de uma cirurgia.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Qual valor da cirurgia timectomia meu irmão precisa
- Retirei o timo com 17 anos. Estou com 59 hoje. Que vacina de covid seria mais adequada para mim? Existe algum risco? Não pude me vacinar contra a febre amarela por ausência do Timo...
- Fiz a retirada do timo em 1984 , tipo cirurgia do coração com esternorrafia, preciso fazer uma ressonância de pelve, tem algum problema?
- Fiz uma Toracotomia e segmentectomia vai completar 2 meses ..sinto bastante dor e incômodo.. meu trabalho é braçal..pego peso ..qto tempo pra voltar ou não terei problema voltando ?
- Olá. Fiz uma timectomia, por vídeo, a 15 dias e ainda sinto fisgadas nas costas e muita dor na mama, no lado onde colocaram o dreno, dor ao toque e tb dá umas fisgadas em movimento. Isso é normal? Outra questão. Os sintomas surgiram a dois anos, diagnóstico a 5 meses, que passei a fazer uso do mestinon…
- Fiz timectomia há 17 dias, é normal sentir quente na artéria onde estava o acesso?
- Quanto tempo para a timectomia fazer efeito nos casos de Miastenia Gravis?
- Com a retirada do timo pode acontecer dele voltar novamente?
- A timectomia é feita pelo SUS? Quando há necessidade da operação por miastenia gravis?
- Boa noite. Fiz uma TC de tórax por suspeita de covid e acabou aparecendo isso: tecido tímico proeminente no mediano anterior, medindo 1.6 cm de espessura podendo estar associado à hiperplasia. O que pode ser? Na mesma TC constou que estou com uma infecção no pulmão. Eu procuro por qual especialidade…
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 36 perguntas sobre Timectomia
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.