Meu pai teve um Avc fez 1 ano, é só agora descobrirmos que ele tem MAV, ele vai fazer uma microcirurgia

3 respostas
Meu pai teve um Avc fez 1 ano, é só agora descobrirmos que ele tem MAV, ele vai fazer uma microcirurgia vascular intracraniana.
A Mav mede 15mm por 11.Na insula esquerda,
gostaria de saber se esse procedimento abre a cabeça? As sequencias dele foi Hemiplegia e afasis. Pós cirurgia ele perderá tudo de novo?
Dr. Eloy Rusafa Neto
Neurocirurgião
São Paulo
O tratamento da MAV pode ser realizado com cirurgia, embolização (procedimento em que é colocado cateter por dentro dos vasos e jogada uma substância que fecha a MAV) ou radiocirurgia. A decisão sobre qual será realizada depende do tamanho da MAV, localização e qual é a irrigação dessa MAV - profunda ou superficial. O lado esquerdo na grande maioria das pessoas é responsável pela linguagem que, quando operado pode ficar afetado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Marcos Fernando Tweedie Spadoni
Neurocirurgião
Goiânia
Ola, o tratamento das MAVs é feito de modo multidisciplinar, com acompanhamento clinico, radiocirurgia, embolizacao e microcirurgia.
A melhor opção deve sempre ser individualizada e definida por um neurocirurgiao.
As lesoes da insula, especialmente a esquerda, são delicadas, justamente por serem lesoes profundas e o hemisfério esquerdo ser o dominante na grande maioria das pessoas.
Discuta com seu neurocirurgiao a melhor opção no seu caso.
Estoua disposição
Dr. Egmond Alves
Neurocirurgião
Sorocaba
Olá! Compreendo profundamente a sua preocupação — a descoberta de uma Malformação Arteriovenosa (MAV) após um AVC é algo que realmente causa impacto, principalmente quando envolve sintomas já tão importantes como hemiplegia (paralisia de um lado do corpo) e afasia (dificuldade para falar ou entender).

A microcirurgia vascular intracraniana é, sim, uma cirurgia realizada com abertura da calota craniana (craniotomia), mas com técnicas altamente precisas, utilizando microscópio cirúrgico, monitoramento neurológico intraoperatório e instrumentos delicados. A MAV do seu pai, com 15 x 11 mm, localizada na ínsula esquerda, está numa região cerebral nobre — que tem relação com linguagem, motricidade e outras funções cognitivas.

A grande questão agora é pesar os riscos e benefícios da cirurgia. O risco de hemorragia futura causado pela MAV (como possivelmente já ocorreu no AVC anterior) precisa ser equilibrado com os riscos de uma nova intervenção, ainda mais numa região tão delicada.

A pergunta sobre “ele vai perder tudo de novo?” é muito legítima. E a resposta é: existe risco, sim, de piora temporária ou até permanente, especialmente se a MAV estiver aderida a áreas funcionais já comprometidas. Mas também é verdade que, em muitos casos, a equipe neurocirúrgica consegue remover a MAV com segurança, sem causar nova perda funcional — ou com prejuízos transitórios que podem melhorar com reabilitação.

Por isso, essa decisão precisa ser feita com base em:

Ressonância e angiografia detalhadas

Avaliação funcional do cérebro (em alguns casos, com exames como o DTI ou fMRI)

Experiência da equipe neurocirúrgica em MAVs profundas

‍ Converse com o neurocirurgião do seu pai sobre os detalhes técnicos do procedimento, sobre o uso de monitoramento intraoperatório, e sobre o plano de reabilitação pós-cirúrgica. Isso ajuda a entender com mais clareza os riscos e as chances reais de recuperação.

Estou à disposição para orientar e acompanhar esse processo com seriedade, cuidado e responsabilidade. Uma boa conversa pré-operatória pode trazer a segurança que vocês precisam neste momento.

Especialistas

Fabricio Zacarias Paes

Fabricio Zacarias Paes

Neurocirurgião

Campos Dos Goytacazes

Agendar uma visita
Cesar Cimonari de Almeida

Cesar Cimonari de Almeida

Neurocirurgião, Especialista em dor

São Paulo

Agendar uma visita
Arthur Pedro da Costa Ribeiro

Arthur Pedro da Costa Ribeiro

Neurocirurgião

São José dos Campos

Agendar uma visita
Marcelo Medeiros Felippe

Marcelo Medeiros Felippe

Neurocirurgião

São José dos Campos

Agendar uma visita
Rodrigo Silva Bueno

Rodrigo Silva Bueno

Neurocirurgião

Uberlândia

Thiago Negri Bermejo

Thiago Negri Bermejo

Cirurgião vascular

Assis

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 5 perguntas sobre Microcirurgia Vascular Intracraniana
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.