Meu preventivo deu lesões graus ii e iii e na biópsia deu só grau i. Preciso fazer uma conização

2 respostas
Meu preventivo deu lesões graus ii e iii e na biópsia deu só grau i. Preciso fazer uma conização ?
É muito raro a biópsia discordar do resultado de preventivo. Geralmente o preventivo apresenta grau menor e na biopsia detecta lesão mais avançada. Consulte um especialista em colposcopia, que é o médico que trata de lesões do colo uterino para uma reavaliação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Heitor Leandro Paiva Rodrigues
Ginecologista
Ribeirão Preto
Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Agende a sua consulta de reavaliação e esclareça as suas dúvidas.
A lesão de alto grau no Papanicolaou (NIC 2/3) obriga a realização da biópsia guiada por colposcopia.
O médico experiente em colposcopia consegue associar os achados da colposcopia aos da biópsia. A divergência entre o Papanicolaou, aos achados colposcopicos e a biópsia, obriga a realização de nova colposcopia.
Se a biópsia evidenciar uma lesão de alto grau no colo uterino (NIC 2/3) a conização ou cirurgia de alta frequencia deve ser realizada se você tiver mais de 25 anos.
Se a nova biópsia confirmar a lesão de baixo grau ou NIC 1 no colo uterino, a observação com Papanicolaou e colposcopia por 6 a 12 meses é possível.
Repita a colposcopia!!!
Solicite ao seu médico exames para descartar as outras infecções sexualmente transmissíveis como HIV, hepatite B e C e sífilis.
Todos os seus parceiros sexuais devem procurar atendimento médico. Eles podem ter o HPV e lesões pelo vírus

Especialistas

Ronaldo Ribeiro de Melo

Ronaldo Ribeiro de Melo

Ginecologista, Anátomopatologista

Indaiatuba

Lorena Jackson

Lorena Jackson

Ginecologista

São Paulo

Adriane Pogere

Adriane Pogere

Ginecologista

Florianópolis

Agendar uma visita
Anna Carolina Torquato Dantas

Anna Carolina Torquato Dantas

Ginecologista

São Paulo

Hanna Dias

Hanna Dias

Ginecologista

Macaé

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 445 perguntas sobre Exame de Papanicolaou
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.