Meu psiquiatra disse que estou tendo um quadro psicótico. Pensamentos intrusivos sobre crianças, ani

3 respostas
Meu psiquiatra disse que estou tendo um quadro psicótico. Pensamentos intrusivos sobre crianças, animais, Deus, minha mãe etc se enquadram nesse diagnóstico? Tenho uma voz que fica falando coisas horríveis sobre, imagens intrusivas.
Os sintomas psicóticos são aqueles em que ocorre a percepção de coisas que não estão lá no mundo real, como vozes que apenas o paciente escuta. Geralmente são de conteúdos desagradáveis, como xingamentos ou comentários ruins, e algumas vezes chegam a dar ordens para fazer coisas proibidas, se machucar, etc. Por isso são sintomas perigosos, que podem fazer a pessoa fazer coisas que ela jamais faria se estivesse bem. Seguindo o tratamento correto esses sintomas diminuem muito, na maioria das vezes desaparecendo por completo, e fica possível voltar a pensar claramente, sem o tormento dessas imagens e vozes na cabeça.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Lucas Dumont
Psiquiatra
Belo Horizonte
Os sintomas que você descreve, como pensamentos intrusivos e vozes, podem estar relacionados a um quadro psicótico, como transtornos obsessivo-compulsivos ou esquizofrenia. Esses sintomas são comuns em psicose e exigem acompanhamento médico adequado. É importante continuar o tratamento com seu psiquiatra, que pode ajustar a medicação e a terapia para ajudar a controlar esses sintomas. Caso você tenha pensamentos de autolesão ou suicídio, procure ajuda imediatamente.



Dr. Gustavo Moura
Psiquiatra, Generalista
João Pessoa
Sim. Esses tipos de pensamentos tem uma grande probabilidade de se encaixar em um quadro psicótico, principalmente se está com esses pensamentos e voz constantemente (todo dia ou quase todo dia na maioria do tempo). Se isso está fazendo você duvidar de algumas coisas e está fazendo você sofrer de algum modo não deixe de procurar atendimento. O importante é que você trate e se sinta bem. Não fique com medo de procurar atendimento médico. Um bom médico vai te guiar nesse processo. O mais recomendado é o psiquiatra mesmo.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.