meu psiquiatra receitou bupropiona manipulada de 10mg liberação prolongada, 1 capsula por dia, e ir

3 respostas
meu psiquiatra receitou bupropiona manipulada de 10mg liberação prolongada, 1 capsula por dia, e ir aumentando em +1 capsula por semana para tratamento de depressão e ansiedade, e receitou carbonato de lítio pra tomar somente em caso de crise de ansiedade. mas sinto que não tem surtido nenhum efeito, nem colateral e nem positivo. isso é normal?
Dr. Lucas Gurgel Tiso
Psiquiatra, Médico clínico geral, Médico de família
São Paulo
A prática de titulação de medicações pode ser utilizada como estratégia de prevenção de efeitos adversos, aumentando a confiança no tratamento e consequentemente a adesão do paciente. O uso de medicamentos SOS, em episódios de crise de ansiedade, também é algo usual. Entretanto, não encontro em literatura, mesmo para uso off label, o uso do carbonato de lítio como medicação indicada para SOS. Da mesma forma, a bupropiona é preferencialmente utilizada para manejo de transtorno de humor, associado ou não ao TDAH, e prevenção da abstinência no abandono do tabagismo. Recomendo que retorne com seu médico para entender melhor a prescrição e o seu plano de cuidado. Ressalto que, ainda que exista a literatura como referência, cada tratamento deve ser individualizado e discutido com o paciente.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A dose antidepressiva da bupropiona geralmente se inicia a partir de 150 mg/dia para a maior parte da população. Dessa forma, é possível que o seu tratamento esteja em uma dose abaixo da considerada eficaz. A bupropiona é uma medicação bastante útil, mas, em casos com sintomas ansiosos associados, costuma não ser a primeira escolha.

Já o lítio é um estabilizador do humor indicado para uso contínuo, não sendo apropriado como tratamento abortivo de crises de ansiedade.

Considerando esses aspectos, é provável que a ausência de resposta adequada ao tratamento esteja relacionada a esses fatores.
Olá, boa noite.

A bupropiona manipulada em dose tão baixa (10mg, mesmo que em liberação prolongada) está bem distante da dose terapêutica usada nos estudos e na prática clínica (geralmente a partir de 150mg/dia). Por isso, é esperado que você ainda não perceba nem efeito positivo nem colateral. Essa estratégia de ir subindo bem devagar pode ser uma forma do médico reduzir desconfortos na adaptação, mas o efeito clínico só costuma aparecer depois que se atinge uma dose mais adequada e se mantém por algumas semanas.

Quanto ao carbonato de lítio em uso “só em crises”, isso não é o padrão. O lítio é um estabilizador de humor que funciona quando usado de forma contínua, com níveis séricos monitorados. Usar apenas em crises dificilmente traz benefício, já que ele não age de forma imediata como um ansiolítico.

Oriento que entre em contato novamente com seu médico para entender e discutir um pouco mais sobre o seu plano terapêutico.

Um abraço!

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 874 perguntas sobre Bup
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.