Meu tratatemento medicamentoso foi substituido recente de antidepressivos pra dois reguladores de humor

4 respostas
Meu tratatemento medicamentoso foi substituido recente de antidepressivos pra dois reguladores de humor usados em transtorno bipolar. A depressao pode ser tratada com esses remedios ou eu posso ter transtorno bipolar?
Dr. Thiago Reis
Psiquiatra
Teresina
É provável que o seu diagnóstico tenha mudado para transtorno bipolar, nem sempre se consegue distingui-lo de depressão unipolar e de fato essa conversão do diagnostico leva em média 7 anos. Geralmente uma diferença entre os tratamentos de depressão unipolar e bipolar é exatamente que na primeira se usa antidepressivos e na segunda estabilizadores de humor

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Essa resposta apenas seu médico poderá te dar. Mas, posso te adiantar que a principal diferença entre a depressão clássica e a depressão bipolar é que nesta há episódios de mania. Isto é, no transtorno bipolar o humor oscila entre os dois polos, o de tristeza profunda e o de alegria desmedida. Na bipolaridade existem ciclos recorrentes de depressão e mania (euforia), enquanto que na depressão unipolar apenas sintomas depressivos. Seria muito importante fazer psicoterapia para autoconhecimento, entendimento dos processos desse transtorno mental, alívio dos sintomas e prevenção de recaídas. A terapia cognitivo-comportamental é muito eficiente no tratamento de depressão e ansiedade. Espero ter ajudado!
 Lucia Cassar
Psicanalista, Psicólogo
Rio de Janeiro
É importante que a relação clínica seja estabelecida à partir da confiança e do diálogo. Somente o seu médico pode responder à esse questionamento pois a mudança de medicação depende exclusivamente do relato do paciente na consulta clínica. É fundamental ressaltar que independente do quadro psicológico, se depressão ou bipolaridade, a medicação irá tratar sintomaticamente o paciente. Portanto na interrupção do tratamento medicamentoso é possível que o quadro anterior retorne. O acompanhamento psicológico é fundamental no tratamento inclusive auxiliando o médico na condução do caso.
Boa tarde, A mudança da medicação deve estar associada com o diagnostico de Transtorno Bipolar, pois a primeira escolha de medicamentos para a Depressão Unipolar são os antidepressivos, já os estabilizadores de humor são os indicados para casos de Depressão Bipolar.

Especialistas

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Anna Paula Balduci Brasil Lage

Psicólogo

Rio de Janeiro

Alexandre Zatera

Alexandre Zatera

Médico do trabalho, Psiquiatra, Médico perito

Canoinhas

Juan Pablo Roig Albuquerque

Juan Pablo Roig Albuquerque

Psiquiatra

São Paulo

Neuza Amirati Uchoa

Neuza Amirati Uchoa

Psicólogo

Fortaleza

Jéssica Boff

Jéssica Boff

Psicólogo

Caxias Do Sul

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 974 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.