Meus miomas medem 62x52, 45x42 (Subserosos) e 38x36 (Intramural), eles não cresceram quase nada nos

3 respostas
Meus miomas medem 62x52, 45x42 (Subserosos) e 38x36 (Intramural), eles não cresceram quase nada nos últimos 2 anos. Decidi engravidar e minha ginecologista prefere não operar para não sobrecarregar o útero depois com a gravidez. Esses tamanhos são considerados grandes demais para engravidar? Riscos?
Miomas não necessariamente atrapalham na tentativa de engravidar. Os que podem estar mais relacionados à infertilidade são do tipo submucoso.
E em toda cirurgia de miomectomia (retirada apenas dos miomas) existe o risco de complicação durante o ato cirúrgico e precisar realizar uma histerectomia (retirar todo o útero).
Portanto, se você nunca tentou engravidar, primeiro tente durante um período (mínimo um anos caso menos de 35 anos) antes de pensar na cirurgia.
E mesmo em casais inférteis, existem fatores que afetam mais a fertilidade do que os miomas.

Att, Dra Carla C Carvalho.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá.
A infertilidade é apenas justificada pela presença de mioma, quando todos os outros fatores são excluídos. O tipo de mioma que mais prejudica é o submucoso, ou seja, aquele que se encontra dentro da cavidade uterina, porém não é o seu caso. Os seus são subserosos e um intramural.
A conduta do seu ginecologista é factível. Esse tipo de decisão sempre deve ser individualizada, respeitando os anseios da paciente.
O risco de se engravidar com mioma é que eles cresçam, causem desconforto por efeito de massa, impactem na pelve durante o trabalho de parto, causem abortamento, etc. Mas tudo isso vai depender da posição do mioma, do tamanho e do número. A grande maioria das mulheres que engravidam com mioma não cursam com complicações.
Em alguns casos os miomas podem atrapalhar a gravidez, mas depende muito da localização. Se for realmente um problema no seu caso, existe uma alternativa que seria a embolização dos miomas. Com a preservação do utero e com boas possibilidades de gestação após o procedimento.

Especialistas

Riad Maicá Qader

Riad Maicá Qader

Ginecologista

Chopinzinho

Arthur Andrade Alves

Arthur Andrade Alves

Ginecologista

Governador Valadares

Joao Vitor Torres

Joao Vitor Torres

Ginecologista

Serra Talhada

Henrique M Abrão

Henrique M Abrão

Ginecologista

São Paulo

Givago Furtado

Givago Furtado

Ginecologista

Castanhal

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 43 perguntas sobre Miomatose Uterina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.