Minha cunhada está emagrecendo muito,foi diagnosticada com várias pedrinhas na visícula. O médico ac

5 respostas
Minha cunhada está emagrecendo muito,foi diagnosticada com várias pedrinhas na visícula. O médico aconselha operar, porque as pedrinhas é móvel e podem se desprender...e pode ser a causa do emagrecimento. Noto que ela está com medo de operar e ser outra coisa.Quais os exames que pode ser feito para descartar um câncer?
OLA, SERIA MUITO IMPORTANTE A AVALIACAO DO ONCOLOGISTA DEVIDO AO EMAGRECIMENTO - QUANTO EMAGRECEU E EM QUANTO TEMPO! UM EXCELENTE EXAME SERIA A TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA DE ABDOMEN E PELVE MAS NAO DESCARTA A AVALIACAO MEDICA.

Não é comum colelitíase (pedra na vesícula) evoluir com emagrecimento, isso deve ser investigado mais a fundo. Sugiro uma avaliação com um especialista em Clínica Médica para descartar outras doenças que podem cursar com emagrecimento (doenças da tireóide, câncer ou mesmo doenças infecciosas).
Concordo com os colegas: consulta para coletar a história, fazer exame físico, revisar os exames já feitos e , se necessário: exames de imagem ou outros direcionados às queixas do paciente.
Sim, tomografias computadorizadas são usadas para fazer uma
avaliação sistêmica quando a causa do emagrecimento não é aparente. Consulte com um internista ou um oncologista com brevidade. Abraços.
O diagnóstico de câncer é realizado após uma adequada anamnese e exame físico associado a exames de imagem , no caso uma tomografia computadorizada de abdome.
Assim como exames laboratoriais para descartar outras causas de emagrecimento. Procure o mais rápido possivel um médico clínico ou retorne ao cirurgião que iniciou o diagnóstico para tratamento adequado.
Cirurgia de retirada de vesícula é muito comum. Essas "pedrinhas" por vezes podem incomodar bastante e é melhor fazer a cirurgia em um momento programado, não durante uma situação de emergência. Os melhores exames para diagnosticar são o ultrassom e a ressonância magnética. Converse com o médico a respeito de seus medos.