Minha esposa está usando lugol, pois moramos no centro do país longe do mar, e soube que o uso do lu
5
respostas
Minha esposa está usando lugol, pois moramos no centro do país longe do mar, e soube que o uso do lugol potencializa a transformação do T4 em T3 que é o hormônio propriamente dito. Isso procede?
o lugol não deve ser usado como medicamento. O sal no Brasil já possui a dose necessaria de iodo para aqueles que não vivem proximo a região oceanica. Não se automedique.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Boa noite. O uso de lugol pode predispor a doenças tireoideanas. O sal iodado desde a década de 60, no Brasil, já previne a deficiência de iodo e suas consequências.
Nao ha necessidade de suplementação de iodo atraves do uso de lugol para prevenir doenças da tireoide e, pelo contrario, seu uso pode desencadear doenças da tireoide.
Bom dia. Sugiro que não se auto mediquem. Na endocrinologia quase nunca utilizamos o lugol. O sal no Brasil já tem as quantidades suficientes de iodo. Faça a avaliação dos hormônios tireoideanos, preferencialmente sem uso do lugol para melhor avaliar. Estou à disposição.
O tratamento do hipotireoidismo consiste na terapia de reposição hormona com levotiroxina (LT4), sendo esse o padrão ouro para essa condição clínica. No Brasil, a Lei 6.150/74 estabelece a obrigatoriedade da iodização do sal destinado ao consumo humano, e é regulamentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), como medida de prevenção e combate a deficiência de iodo, que pode causar problemas de saúde, especialmente o bócio e hipotireoidismo. A concentração de iodo no sal de cozinha deve estar entre 20 e 60 mg/kg, conforme a Anvisa, em todo o país, independente de residir próximo/distante do mar. A solução de Lugol não deve ser prescrita com o objetivo de suplementar iodo em nenhuma situação. A solução de Lugol 5%, que é composta por iodeto de potássio (10%), iodo elementar inorgânico (5%) e água destilada, contem 2500 µg de iodo em cada gota, ou seja, mais que 10 vezes a recomendação da OMS. Assim, de acordo com Posicionamento Sobre Lugol do Departamento de Tireóide da SBEM, as únicas situações clínicas onde seu uso é recomendado refere-se ao preparo pré-operatório de pacientes com hipertireoidismo por doença de Graves e à crise tireotóxica.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Eu fiz aplicação enzima papada ,após 30 dias tomei vacina da covid ,tem problema? E qto tempo após tomar vacina,pode fazer botox? Muito obrigada. Deus abençoe.
- Eu fiz aplicação enzima papada ,após 30 dias tomei vacina da covid ,tem problema? E qto tempo após tomar vacina,pode fazer botox? Muito obrigada. Deus abençoe.
- Tenho valor altos da tiroide posso fazer crioterapia
- Bom dia. Tenho 54 anos e tenho Hipotireoidismo. Posso fazer o procedimento estético, jato de plasma?
- Quem tem pressão alta pode tomar natu diet pois faço uso de losartana 50 mg
- Boa noite, descobri que tinha hipotireoidismo na minha última gravidez a 5 anos atrás. Agora depois de um exame de sangue, descobri que estou com hipertiroidismo. Isso pode acontecer ?
- Bom dia quais são os sintomas de hipotireoidismo? Hipotireoidismo é um tipo de câncer?
- Olá Bom dia,estou tomando um polivitaminico com várias vitaminas e minerais e outra depois da janta um comprimido cada, uma depois do almoço e outra depois da janta, caso eu precise fazer exame de hormônios estrogenio e testosterona ,devo para 2 semana antes?
- Tomo anticoncepcional Alastra 20 para regularizar a menstruação. a médica indicou para tomar durante 3 meses é da um pausa . Vou fazer exame de sangue continuo tomando normal ou não?
- Estou a quase um mês tomando a levotiroxina e minha menstruação não veio mês de abril É normal ? Ou devo me preocupar ??
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 575 perguntas sobre Hipotireoidismo
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.