Minha esposa está usando lugol, pois moramos no centro do país longe do mar, e soube que o uso do lu

5 respostas
Minha esposa está usando lugol, pois moramos no centro do país longe do mar, e soube que o uso do lugol potencializa a transformação do T4 em T3 que é o hormônio propriamente dito. Isso procede?
Dra. Paula Rocha Artuê
Endocrinologista
Rio de Janeiro
o lugol não deve ser usado como medicamento. O sal no Brasil já possui a dose necessaria de iodo para aqueles que não vivem proximo a região oceanica. Não se automedique.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa noite. O uso de lugol pode predispor a doenças tireoideanas. O sal iodado desde a década de 60, no Brasil, já previne a deficiência de iodo e suas consequências.
Nao ha necessidade de suplementação de iodo atraves do uso de lugol para prevenir doenças da tireoide e, pelo contrario, seu uso pode desencadear doenças da tireoide.
Bom dia. Sugiro que não se auto mediquem. Na endocrinologia quase nunca utilizamos o lugol. O sal no Brasil já tem as quantidades suficientes de iodo. Faça a avaliação dos hormônios tireoideanos, preferencialmente sem uso do lugol para melhor avaliar. Estou à disposição.
Dr. Samuel Amanso Da Conceicao
Endocrinologista, Médico clínico geral
Goiânia
O tratamento do hipotireoidismo consiste na terapia de reposição hormona com levotiroxina (LT4), sendo esse o padrão ouro para essa condição clínica. No Brasil, a Lei 6.150/74 estabelece a obrigatoriedade da iodização do sal destinado ao consumo humano, e é regulamentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), como medida de prevenção e combate a deficiência de iodo, que pode causar problemas de saúde, especialmente o bócio e hipotireoidismo. A concentração de iodo no sal de cozinha deve estar entre 20 e 60 mg/kg, conforme a Anvisa, em todo o país, independente de residir próximo/distante do mar. A solução de Lugol não deve ser prescrita com o objetivo de suplementar iodo em nenhuma situação. A solução de Lugol 5%, que é composta por iodeto de potássio (10%), iodo elementar inorgânico (5%) e água destilada, contem 2500 µg de iodo em cada gota, ou seja, mais que 10 vezes a recomendação da OMS. Assim, de acordo com Posicionamento Sobre Lugol do Departamento de Tireóide da SBEM, as únicas situações clínicas onde seu uso é recomendado refere-se ao preparo pré-operatório de pacientes com hipertireoidismo por doença de Graves e à crise tireotóxica.

Especialistas

Diego Gafuri Silva

Diego Gafuri Silva

Médico de família

Maringá

Altair Cabral

Altair Cabral

Generalista

Areal

Maria Lucia Lessa Giordani

Maria Lucia Lessa Giordani

Generalista

Rio de Janeiro

Tatiana Camargo Pereira

Tatiana Camargo Pereira

Endocrinologista, Nutrólogo, Médico clínico geral

Votorantim

Simone Vilela Borges

Simone Vilela Borges

Geriatra

Palmas

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 575 perguntas sobre Hipotireoidismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.