Minha esposa pegou um resfriado forte, o próprio médico disse que estava com secreção na garganta, c

1 respostas
Minha esposa pegou um resfriado forte, o próprio médico disse que estava com secreção na garganta, com o peito cheio, febre em estagio inicial, e moleza no corpo, ele receitou antibióticos (Amoxicilina 500mg e Prednisona 20mg), a paciente informou que em seu trabalho precisa entrar constantemente em camara fria, fazia uma trabalho físico e que não se sentia em condições de trabalhar, o médico, "como de costume dos médicos da rede pública", disse não fornecer atestado médico e um outro médico também da rede pública informou que o quadro não justificava um atestado, a pergunta que fica, isso é correto ?
Sabemos que é uma prática comum dos hospitais da rede pública, informar não damos atestado, até onde eu sei isso não existe, o médico ele está ali para avaliar a necessidade e não simplesmente, não fornecemos atestado.
Por gentileza gostaria de ouvir a opinião dos senhores sobre o tema. Obrigado!
Prezado paciente-internauta,

O atestado médico é uma prerrogativa do médico e será concedido nos casos em que o mesmo avaliar a necessidade do afastamento das atividades profissionais e o consequente repouso domiciliar como sendo importantes para o restabelecimento da saúde do paciente. Cabe de fato ao médico que examinou e avaliou o paciente definir sobre isso. Não há nenhum dispositivo institucional seja da esfera pública ou privada que impeça o médico de prescrevê-lo. A indicação do atestado é em sua essência baseada em dados médicos. Por vezes, alguns pacientes confundem o atestado médico com laudos periciais para afastamentos superiores a 14 dias, que por sua vez só podem ser deferidos por médicos peritos do INSS e de fato não são emitidos em hospitais públicos nem privados. Espero ter contribuído e estimo pela pronta recuperação da sua esposa. Cordiais saudações.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas

Jacinto de Negreiros Junior

Jacinto de Negreiros Junior

Otorrino

Brasília

Renato Brasil

Renato Brasil

Otorrino

Curitiba

Davi Sousa Garcia

Davi Sousa Garcia

Otorrino

Fortaleza

Eduardo Rodrigues Gonçalves

Eduardo Rodrigues Gonçalves

Otorrino

Uruguaiana

Marcelus Negreiros

Marcelus Negreiros

Médico clínico geral, Médico de família

Rio Branco

Clovisa Reck de Jesus

Clovisa Reck de Jesus

Otorrino

Porto Alegre

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 25 perguntas sobre Resfriado Comum
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.