Minha ferritina estava em 17 e ferro em 56. Fiz reposição com noripurum. Após 2 meses, repeti o exam

2 respostas
Minha ferritina estava em 17 e ferro em 56. Fiz reposição com noripurum. Após 2 meses, repeti o exame, ferritina aumentou para 111 mas o ferro sérico abaixou para 24. Alguma explicação para isso?
Olá . Para saber exatamente o que aconteceu outros parâmetros são necessários: hemograma, avaliação da transferrina e sintomas clínicos. Pode ser que esses resultados estejam refletindo uma recuperação dos estoques de ferro (avaliado pela ferritina) e o ferro sérico caiu como resposta a isso ou ainda que haja alguma inflamação fazendo com que a ferritina fique alta e o ferro baixo. Recomendo que você retorne na consulta para uma avaliação mais direcionada. Att

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, essa alteração nos exames pode ter algumas explicações:

1. **Reposição de ferro e armazenamento**: O Noripurum (ferripolimaltose) é uma forma de ferro que, ao ser administrado, tende a ser armazenado na forma de ferritina no fígado e outros tecidos antes de ser liberado gradualmente para uso. Isso pode explicar o aumento significativo da ferritina, que reflete os estoques de ferro no organismo.

2. **Consumo do ferro circulante**: O ferro sérico mede o ferro livre no sangue e pode variar bastante ao longo do dia. Após a reposição, o organismo pode estar utilizando esse ferro para produzir hemoglobina e outras proteínas essenciais, reduzindo momentaneamente os níveis circulantes.

3. **Efeito da inflamação**: Se houve alguma resposta inflamatória recente (mesmo leve, como uma infecção ou outro processo inflamatório), o corpo pode redistribuir o ferro para os estoques (ferritina), reduzindo a quantidade disponível no sangue. A hepcidina, um hormônio regulador do ferro, pode aumentar nesses casos e inibir a liberação do ferro dos estoques.

4. **Reposição além da necessidade imediata**: Se a reserva de ferro foi reposta rapidamente, o corpo pode ter diminuído a absorção do ferro ingerido ou reduzido sua circulação no sangue, pois já atingiu um nível adequado de estoque.

Se não houver sintomas como fadiga excessiva ou outros sinais de anemia, essa variação pode ser apenas uma adaptação do organismo. Porém, se houver dúvidas, o ideal é complementar a avaliação com exames como TIBC (capacidade total de ligação do ferro) e saturação de transferrina para entender melhor a dinâmica do metabolismo do ferro.

Se precisar de mais detalhes, me avise!
*

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 371 perguntas sobre Noripurum Solução Injetável Intramuscular
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.