Minha filha autista está tomando aripiprazol 15mg e não estava mais fazendo efeito, então a médica r

2 respostas
Minha filha autista está tomando aripiprazol 15mg e não estava mais fazendo efeito, então a médica receitou carbamazepina 20mg 2ml 2x ao dia e tem tomado os 2 desde o dia 16/08. Notei que desde o primeiro dia ela piorou muito. Está mais irritada e agressiva. Seria efeito colateral da carbamazepina ou da combinação dos 2 remédios?
Entendo a sua preocupação, realmente é um momento delicado quando notamos que algo que deveria ajudar acaba tendo um efeito contraproducente. O que você está passando não é incomum. Medicamentos como aripiprazol e carbamazepina têm seus próprios conjuntos de efeitos colaterais. A irritabilidade e agressividade podem ser resultado dessa nova combinação medicamentosa, sim.

Nem sempre a química dos medicamentos age de forma previsível em todos, especialmente em crianças com autismo que muitas vezes já têm uma química cerebral mais sensível. Então, quando percebemos uma mudança brusca no comportamento, como você percebeu, é sinal de alerta. E esse sinal é valioso.

Minha recomendação é que você entre em contato imediatamente com a médica que fez a prescrição. Pode ser que as dosagens precisem de ajuste, ou que outro medicamento faça um efeito mais benéfico para sua filha.

O acompanhamento contínuo é fundamental para ajustar o tratamento da melhor forma. Se ir ao consultório está complicado, saiba que é possível fazer esse acompanhamento por teleconsulta. Inclusive, a teleconsulta é uma ótima ferramente para ter acesso a segunda opinião com especialista bem avaliados desta plataforma. Assim, você tira suas dúvidas, explica a situação e permite que o médico avalie os próximos passos no conforto da sua casa.

A saúde da sua filha é uma estrada longa e, às vezes, sinuosa, mas cada desafio superado torna vocês mais fortes. Não hesite em buscar ajuda e em manter um diálogo franco com os profissionais que acompanham sua filha. Espero ter ajudado e estou aqui para tirar mais dúvidas. Cuide-se.

A carbamazepina é uma medicação antiepiléptica, utilizada em crianças autistas com finalidade de controle de crises epilépticas (quando de padrão focal). O neurologista infantil não a utiliza com finalidade de controle de agitação por exemplo. É importante discutir com o médico que a prescreveu qual foi a indicação do início deste fármaco.
É possível que tenha ocorrido piora por interação entre as duas medicações. Por seu metabolismo hepático, é possível que a carbamazepina tenha reduzido o nível sérico do aripiprazol,
Não hesite em conversar com seu médico sobre a piora após o início de outro remédio, ou procurar uma segunda opinião.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!