Minha filha de 11anos fez o exame de testosterona e o resultado foi 446,73 ng/dl, e normal?

2 respostas
Minha filha de 11anos fez o exame de testosterona e o resultado foi 446,73 ng/dl, e normal?
Boa noite. O ideal é você retornar ao médico que solicitou o exame. Ele vai olhar os resultados de acordo com o que ele colheu de história e exame físico de sua filha e te explicar direitinho.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Heitor Oliveira
Homeopata, Pediatra, Médico de família
Piracicaba
Para uma menina de **11 anos**, o valor de **** é considerado **muito elevado** e está significativamente acima dos níveis esperados para essa faixa etária, mesmo considerando o início da puberdade.

Cientificamente, os níveis de testosterona em meninas variam conforme o estágio de maturação sexual (estágios de Tanner). Para se ter uma ideia, em meninas que estão começando a puberdade, os valores costumam ficar abaixo de ****. Um valor superior a **** aproxima-se ou até supera os níveis médios de um homem adulto jovem.

Esse resultado indica que há uma fonte excessiva de produção de hormônios andrógenos, que pode ter origem nos ovários ou nas glândulas suprarrenais, e precisa de uma investigação médica detalhada e urgente.

---

### ** O que deve ser observado na criança:**

Enquanto aguarda a consulta, verifique se sua filha apresenta os seguintes sinais:

* **Puberdade Acelerada:** Aparecimento precoce ou muito rápido de pelos pubianos e axilares.
* **Alterações na Pele:** Acne (espinhas) severa ou oleosidade excessiva no rosto e couro cabeludo.
* **Mudanças Físicas:** Aumento do clitóris, engrossamento da voz ou crescimento muito rápido na altura (estirão precoce).
* **Irritabilidade:** Mudanças bruscas de comportamento ou humor.

---

### ** Quando buscar o médico (Endocrinologista Pediátrico):**

Você deve agendar uma consulta com um **Endocrinologista Pediátrico** o quanto antes. Leve o exame impresso. O médico precisará avaliar:

1. **Erros de Coleta ou Laboratório:** Às vezes, o exame pode ser repetido para confirmar se não houve um erro técnico.
2. **Uso de Medicamentos:** Verifique se ela teve contato com géis, pomadas ou suplementos que contenham hormônios (mesmo de uso de adultos na casa).
3. **Investigação por Imagem:** O médico provavelmente solicitará ultrassonografia de abdome e pelve, além de outros exames de sangue (como SDHEA, 17-OH Progesterona e Cortisol) para localizar a causa do aumento.

**O próximo passo fundamental é não tentar interpretar o exame isoladamente e evitar qualquer automedicação.** Esse valor é um sinal de alerta que exige diagnóstico profissional para identificar se a causa é funcional (como uma hiperplasia adrenal ou síndrome dos ovários policísticos) ou se requer outros tratamentos específicos.

Especialistas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 189 perguntas sobre Níveis de Testosterona
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.