Minha filha de 4 anos acabou de ser diagnosticada com miopatia de Bethlem, porém a mutação dela não tem nenhum caso publicado ainda. A área mais afetadada até o momento é a respiratória, ela tem pneumonia frequentes e já possui traqueostomia. O que posso fazer?
É fundamental que ela possua acompanhamento com um neurologista especialista em Doenças Neuromusculares, assim como possa ter acompanhamento com equipe multidisciplinar, especialmente com fisioterapeuta respiratório e nutricionista. Ainda não há para os diferentes genes dos colágenos VI e XII relacionados a miopatia de Bethlem uma proposta de tratamento medicamentoso que seja curativa ou que possa reverter os sintomas e sinais da mesma, contudo o bom manejo de suas complicações (bem como a prevenção de algumas de tais complicações) é capaz de proporcionar importante melhora na qualidade de vida dos pacientes.

Especialistas em Miopatias Mitocondriais

Margleice Marinho Vieira Rocha

Margleice Marinho Vieira Rocha

Neurologista

Aracaju

Renata Andrade

Renata Andrade

Neurologista

Recife

Márcia Martins

Márcia Martins

Neurofisiologista

Fortaleza

Bernardo Monteiro de Araujo

Bernardo Monteiro de Araujo

Neurologista, Neurofisiologista

Juiz de Fora

Cristiane Segato

Cristiane Segato

Neurologista

Santo Ângelo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 5 perguntas sobre Miopatias Mitocondriais

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.