minha filha de 5 anos , tem o costume de puxar os cabelos e comer , o que posso fazer e que tipo de

7 respostas
minha filha de 5 anos , tem o costume de puxar os cabelos e comer , o que posso fazer e que tipo de tratamento devo procurar ?
Olá, diante seu discurso, essa situação é bem característica de tricotilomania, que está relacionada a ansiedade, neste caso o (Transtorno do Impulso). Frente a isso te oriento a levá-la num psiquiatra infantil para uma avaliação e ver se precisa administrar alguma medicação afim de amenizar a ansiedade. Também oriento a iniciar um acompanhamento psicologico de preferência da abordagem cognitiva comportamental, para ajudar a criança a obter comportamentos mais funcionais e adaptativos. Fico a disposição
Boa Sorte!

Trata-se possivelmente de um quadro de tricotilomania. A tricotilomania é o habito de arrancar cabelos, sobrancelhas e/ou cilios. É considerada um tipo de TOC, e deve ser tratada com medicação e terapia cognitivo comportamental, para reversão de hábito.
O ato de engolir os cabelos pode levar a sérias complicações de saúde. Assim, leve-a a um médico psiquiatra ou psicólogo, para que o correto diagnóstico seja feito, bem como as intervenções adequadas.
Boa sorte e forte abraço
A tricotilomania afeta tanto os aspectos físicos quanto os aspectos psicológicos do paciente.
Este hábito é característico dos transtornos de impulso e podem apresentar sintomas de ansiedade e depressão em paralelo.
O diagnóstico e o tratamento devem ser pensados em conjunto entre médico psiquiatra e psicólogo.
Espero ter ajudado e até breve!
A primeira coisa é que não adianta brigar com a criança. Ela não vai parar de arrancar os cabelos.É um sintoma de um transtorno. Quanto mais cedo iniciar o tratamento, melhor será. É quase certo que seja um tipo de TOC, Neste caso usam-se medicações e psicoterapia, preferencialmente cognitiva comportamental. Esse transtorno, sem tratamento, pode evoluir para o agravamento, pessoas que perdem totalmente os cabelos, etc e traz grande sofrimento ao paciente.
É necessário quanto antes começar com a psicoterapia para que o profissional perceba qual é o problema que na criança esta causando esse transtorno. Intervir agora é muito importante porque a criança tendo poucos anos de historia tem a possibilidade de cura, e, a doença não se instalar. Alem da terapia cognitiva tem tb o EMDR e Brainspotting que podem auxiliar muito bem.
Olá... sugiro a você buscar tratamento em conjunto... médico psiquiátrico e um psicólogo sistêmico para trabalhar a família e suas relações e que atenda com EMDR para checar os traumas... Entendendo assim porque esta criança está funcionando desta forma... Boa sorte....
Tal comportamento possível hipótese de tricotilomania que está atrelado a ansiedade e a dificuldade do controle de impulso Sugiro um acompanhamento em conjunto psiquiatra infantil e psicólogo .