minha filha de 5 anos , tem o costume de puxar os cabelos e comer , o que posso fazer e que tipo de

7 respostas
minha filha de 5 anos , tem o costume de puxar os cabelos e comer , o que posso fazer e que tipo de tratamento devo procurar ?
Olá, diante seu discurso, essa situação é bem característica de tricotilomania, que está relacionada a ansiedade, neste caso o (Transtorno do Impulso). Frente a isso te oriento a levá-la num psiquiatra infantil para uma avaliação e ver se precisa administrar alguma medicação afim de amenizar a ansiedade. Também oriento a iniciar um acompanhamento psicologico de preferência da abordagem cognitiva comportamental, para ajudar a criança a obter comportamentos mais funcionais e adaptativos. Fico a disposição
Boa Sorte!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Trata-se possivelmente de um quadro de tricotilomania. A tricotilomania é o habito de arrancar cabelos, sobrancelhas e/ou cilios. É considerada um tipo de TOC, e deve ser tratada com medicação e terapia cognitivo comportamental, para reversão de hábito.
O ato de engolir os cabelos pode levar a sérias complicações de saúde. Assim, leve-a a um médico psiquiatra ou psicólogo, para que o correto diagnóstico seja feito, bem como as intervenções adequadas.
Boa sorte e forte abraço
A tricotilomania afeta tanto os aspectos físicos quanto os aspectos psicológicos do paciente.
Este hábito é característico dos transtornos de impulso e podem apresentar sintomas de ansiedade e depressão em paralelo.
O diagnóstico e o tratamento devem ser pensados em conjunto entre médico psiquiatra e psicólogo.
Espero ter ajudado e até breve!
A primeira coisa é que não adianta brigar com a criança. Ela não vai parar de arrancar os cabelos.É um sintoma de um transtorno. Quanto mais cedo iniciar o tratamento, melhor será. É quase certo que seja um tipo de TOC, Neste caso usam-se medicações e psicoterapia, preferencialmente cognitiva comportamental. Esse transtorno, sem tratamento, pode evoluir para o agravamento, pessoas que perdem totalmente os cabelos, etc e traz grande sofrimento ao paciente.
É necessário quanto antes começar com a psicoterapia para que o profissional perceba qual é o problema que na criança esta causando esse transtorno. Intervir agora é muito importante porque a criança tendo poucos anos de historia tem a possibilidade de cura, e, a doença não se instalar. Alem da terapia cognitiva tem tb o EMDR e Brainspotting que podem auxiliar muito bem.
Olá... sugiro a você buscar tratamento em conjunto... médico psiquiátrico e um psicólogo sistêmico para trabalhar a família e suas relações e que atenda com EMDR para checar os traumas... Entendendo assim porque esta criança está funcionando desta forma... Boa sorte....
Tal comportamento possível hipótese de tricotilomania que está atrelado a ansiedade e a dificuldade do controle de impulso Sugiro um acompanhamento em conjunto psiquiatra infantil e psicólogo .

Especialistas

Rafael Oliveira Gomes da Silva

Rafael Oliveira Gomes da Silva

Psicólogo

Rio de Janeiro

Renata Nunes Pedras

Renata Nunes Pedras

Psicólogo

São Paulo

Edijailson Oliveira da Silva

Edijailson Oliveira da Silva

Psicólogo

Recife

Victória Novais

Victória Novais

Psicólogo

Goiânia

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 36 perguntas sobre Tricotilomania
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.