Tricotilomania - Informações, especialistas e perguntas frequentes

Não descuide da sua saúde

Escolha a consulta online para iniciar ou continuar o seu tratamento sem sair de casa. Se precisar, você também pode marcar uma consulta no consultório.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas - tricotilomania

Luciene Morais Batista

Luciene Morais Batista

Psicólogo

Lagoa Da Prata

Priscila Rodrigues

Priscila Rodrigues

Psicólogo

Londrina

Dalton Roston

Dalton Roston

Psiquiatra

São Paulo

Jéssica Dos Santos Alves

Jéssica Dos Santos Alves

Psicólogo

Rio de Janeiro

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas sobre Tricotilomania

Nossos especialistas responderam a 34 perguntas sobre Tricotilomania

A tricotilomania é um transtorno cuja característica é arrancar fios de cabelo do couro cabeludo. A forma de tratar a doença é através de acompanhamento médico psiquiátrico (necessita de uso…
23 respostas

Tricotilomania geralmente está ligada á um quadro de ansiedade. no caso da sua filha pelo fato de estar dormindo e bem relaxada pode ser que ela elegeu o cabelo como um objeto de transição. procure…
22 respostas

Olá!
Se você continuar arrancando , pode sim ocorrer uma perda definitiva deste fio ( não crescer mais). A tricotilomania tem um componente de ansiedade grande, então é interessante você…
3 respostas

Especialistas falam sobre Tricotilomania

Tricotilomania é o impulso urgente e irreprimível da pessoa arrancar o próprio cabelo ou pelos, seja do couro cabeludo, sobrancelhas ou outras partes do corpo. É um tipo de transtorno compulsivo, como o transtorno obsessivo compulsivo (TOC). A pessoa sabe que o que está fazendo não é certo, mas não consegue se controlar e continua puxando e arrancando fios de cabelo. O tratamento deve ser inciado assim que forem percebidos os sintomas, com psicólogo e psiquiatra.

Tricotilomania é um impulso urgente e irreprimível da pessoa arrancar o próprio cabelo ou pelos com o intuito de controlar a ansiedade e nervosismo. É considerada um tipo de TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo). A psicoterapia é utilizada para identificar, treinar e substituir estes hábitos por outros (reconhecimento das situações que levam o arrancar dos fios de cabelo). Além do incentivo para participar de grupos de apoios para que a pessoa não se sinta sozinha e medicamentos para reduzir ansiedade, impulsividade, depressão, compulsão e melhora no humor. Indicação de médico psiquiatra, dermatologista e gastroenterologista dependendo do caso.

Jack Leite

Psicólogo

São Paulo

Agendar uma visita

Quais profissionais tratam Tricotilomania?

Pesquisas relacionadas


Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.