Minha filha é portadora de esquizofrenia e a 2 anos diagnosticada também com bordelaine, gostaria de

3 respostas
Minha filha é portadora de esquizofrenia e a 2 anos diagnosticada também com bordelaine, gostaria de perguntar como é o laudo da ginecologista para fazer uma laquiadura das trompas, ela não quer ter filhos e não tem nenhuma condições psicológica de cuidar de filhos, nem dela própria as vezes, fui na defensoria me pediram um laudo do psicólogo e da ginecologista, o q ela tem q colocar no laudo?
Olá ! De acordo com a lei vigente em relação a esse assunto, lei 9263/96, Art. 10. Somente é permitida a esterilização voluntária nas seguintes situações: I - em homens e mulheres com capacidade civil plena e maiores de vinte e cinco anos de idade ou, pelo menos, com dois filhos vivos, desde que observado o prazo mínimo de sessenta dias entre a manifestação da vontade e o ato cirúrgico, período no qual será propiciado à pessoa interessada acesso a serviço de regulação da fecundidade, incluindo aconselhamento por equipe multidisciplinar, visando desencorajar a esterilização precoce;
II - risco à vida ou à saúde da mulher ou do futuro concepto, testemunhado em relatório escrito e assinado por dois médicos.
Dessa forma, o ideal seria dois laudos de psiquiatras, atestando as limitações impostas pela doença dela e os riscos à saúde dela e de um futuro bebê. O resto é direito legal ! Cumprir os prazos do processo e aguardar a cirurgia. Espero que dê certo.

Os trâmites legais para conseguir gratuitamente e legalmente a ligadura podem demorar , dependendo da região do nosso país. Há um diu hormonal que tem a mesma eficácia da ligadura , embora caro, tem durabilidade de 5 anos, diminuiu os sangramentos menstruais, pode ser uma solução transitória.
Isso. A indicação nesse caso seria psiquiátrica.
Ou seja, um laudo assinado por 2 médicos psiquiatras, alegando o risco a saúde da paciente e/ou do concepto, mas ainda assim, não é garantido. Acredito que a saída mais eficiente seja a colocação de um DIU. Que pode ser de cobre, sem hormônios, mas de eficácia satisfatória, dentro de pelo menos 8 a 9 anos, ou o DIU com progesterona. A escolha deve ser avaliada conjuntamente com o ginecologista.....
Espero que ajude
Boa sorte