Minha filha operou no de adenoide e amigdalas ha uma semana , e até hoje ela ainda está com a voz fanhosa

11 respostas
Minha filha operou no de adenoide e amigdalas ha uma semana , e até hoje ela ainda está com a voz fanhosa , queria saber quando a voz dela volta ao normal ?
Olá,
Ela precisa fazer exercícios de reabilitação e adaptação vocal. Sugiro fazer uma avaliação fonoaudiologica.
Boa Sorte!

Existem casos em que a adaptação à nova estrutura anatomo fisiológica acontece com espontaneidade, porém vemos vários em que uma reabilitação seja necessária.
Basta pensarmos no quanto de espaço para a saída de ar ela ganhou na cavidade nasal, ficando, portanto, com a voz nasalisada.
Já outros em que o edema demora mais tempo e a voz fica hiponasal.
Não sabemos qual é o caso de sua filha, mas como citou a colega noutra resposta, os músculos da parede da faringe, palato mole, língua e outras estruturas continuam se comportando como antes da cirurgia.
Se a voz continuar com esse aspecto, procure uma Fonoaudióloga especialista em Motricidade Oral assim que o médico responsável permitir e faça uma avaliação.
A fonoterapia é indicada e tem excelentes resultados.
O que acontece geralmente é que a musculatura permanece com a mesma força e posição que antes da cirurgia e, por isso, apresenta as mesmas características de fala. Essencial uma boa avaliação fonoaudiológica! Vale a pena investir pois a comunicação bem adequada na infância tende a tornar a criança mais segura com mais oportunidades durante esta fase e as próximas.
Abraços
Retorne ao otorrino que fez a cirurgia, se tudo estiver bem, procure um fonoaudiologo/a.
Caso tenha convênio, peça ao otorrino que faça o encaminhamento ( assim o convênio) será acionado pelo/a fonoaudiologo/a, e a avaliação e a reabilitação começam.
Precisa ser acompanhada pelo profissional que fez a cirurgia e fazer uma avaliação fonoaudiológica com profissional que trabalhe voz e motricidade orofacial, nem todos tem especialização em voz.
O ideal é que se faça uma avaliação com o cirurgião para ver se será necessária a reabilitação fonoaudiológica que de modo geral é indicada.
Na terapia fonoaudiológica vão ser trabalhadas as estruturas ligadas a fala que provavelmente ainda estão edemaciadas causando a voz típica com edemas (inchaços) na musculatura.
Olá! sugiro reavaliação com o cirurgião que fez a operação e se possível avaliação fonoaudiológica pois em muitos casos há a necessidade de fonoterapia para através de exercícios específicos equilibrar a ressonância vocal melhorando assim a fala.
Procure um fonoaudiólogo especialista em voz e motricidade orofacial.
Olá!! é muito importante que se retorne ao cirurgião para reavaliar o caso.
Mas, é normal o paciente manter o padrão respiratório e da Fala anterior à cirurgia devido ao hábito. Por isso , sugiro que passe em consulta com uma Fonoaudióloga para avaliação e treinamento se necessário.
Qualidade vocal hiponasal nestes casos é muito comum. Pode melhorar naturalmente, visto que ainda as estruturas nasais estão edemaciadas, porém, alguns casos é necessário reabilitação. Cada caso é um caso. Seria bom avaliar.
As cirurgias referidas acarretam alterações anatômicas e funcionais não somente na fala, como também nas demais funções como respiração, mastigação e deglutição. Para que o paciente se adapte adequadamente à nova realidade, é necessário acompanhamento fonoaudiológico para otimizar o resultado das cirurgias e permitir que o paciente tenha melhor qualidade nas funções mencionadas.