Minha filha tem 1.4 meses e fala poucas palavras ( mama, papa,me dê) e muito inteligente , mexe a ca

5 respostas
Minha filha tem 1.4 meses e fala poucas palavras ( mama, papa,me dê) e muito inteligente , mexe a cabeça diz que não quando não quer algum, aponta pra dizer oque quer, grita , devo me preocupar ou devo esperar mais?
Olá!! No desenvolvimento normal da linguagem oral é esperado que uma criança de 1 ano inicie a comunicação através da fala e a até os 2 anos o repertório dessas articulações é progressivo, ou seja, inicia com poucas articulações e vai adquirindo cada vez mais palavras , até que aos 2 anos inicia-se a formação de pequenas frases .
Sua filha parece estar dentro do padrão para sua faixa etária. Porém, se a família está com dúvidas , sugiro passar em consulta com uma Fonoaudióloga para diagnosticar o caso e receber orientações que possam contribuir com a Linguagem de sua filha .

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sua filha parece estar dentro do padrão de normalidade para a idade. Você pode estimular sempre a linguagem na rotina diária dela, por exemplo: Falar as partes do corpo na hora do banho, falar o nome das comidinhas, das peças da casa, peças de roupas que vai vestir.
Se surgirem dúvidas, consulte um fonoaudiólogo para avaliar.
 Luiza Teles .
Fonoaudiólogo
São Paulo
Olá!
Me chamo Luiza e sou fonoaudióloga em São Paulo.
Acredito que o olhar do profissional especialista possa te ajudar a entender especificamente a necessidade do seu filho e expectativas do momento, analisando individualmente para orientar os próximos passos de forma adequada.

Com carinho,
Luiza Teles - DO PARTO AO PRATO
Olá! Aos 1 ano e 4 meses, é natural que a criança ainda esteja no processo de desenvolvimento da fala, com um vocabulário mais restrito. Como ela já demonstra boa comunicação, com sinais como apontar e mexer a cabeça para indicar o que quer, esses são indícios de que a comunicação está se desenvolvendo de maneira saudável, embora o vocabulário verbal ainda esteja em formação.

Para estimular a fala e a linguagem, você pode criar situações de interação que incentivem a criança a expandir suas palavras e compreensão. Por exemplo:

Ao brincar com ela, imite os sons que ela faz, como "mamá", "papá" ou outros sons, e a encoraje a imitar também. A imitação é uma parte essencial do desenvolvimento da fala.

Ler para ela livros com imagens grandes e coloridas pode ser uma forma divertida e eficaz de aumentar o vocabulário. Aponte para os objetos nas imagens e diga seus nomes em voz alta, como "olha, esse é um cachorro!".

No cotidiano, converse com ela o máximo possível, nomeando objetos e ações. Se ela apontar para um brinquedo, por exemplo, você pode dizer: "Você quer o boneco?" ou "O que é isso? É o boneco!". Isso ajuda a associar palavras aos objetos e suas funções.

Brincadeiras como cantar músicas infantis com gestos ou "faz de conta", onde você interage com brinquedos, pode estimular a fala de maneira lúdica e divertida. Permita e incentive contato com crianças da mesma idade.

Lembre-se de que cada criança tem seu próprio ritmo de desenvolvimento, então, se ela continuar a demonstrar sinais de compreensão e interação, há grande chance de que a fala se desenvolva naturalmente com o tempo. Caso perceba que ela continua a ter dificuldades mais tarde, seria interessante procurar um fonoaudiólogo para uma avaliação mais detalhada.

Espero ter ajudado!

Abraço.
 Suzana Didier
Fonoaudiólogo
Rio de Janeiro
Deve manter o idioma materno sendo bem articulado e produzido com clareza, pois essa é a base do aprendizado da linguagem. Evite atender pelo "apontar do dedo"para que crie conexões de linguagem e desejo satisfeito, mesmo que seja mal articulado , um esboço já é valorizado. Tente introduzir a palavra adequada dentro de um contexto onde ele possa ouvir várias vezes e assim recebendo o feed back adequado.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.