Minha filha tem 2 anos e 3 meses e percebi que faz troca da letra O pela letra A. Ao invés de falar
6
respostas
Minha filha tem 2 anos e 3 meses e percebi que faz troca da letra O pela letra A. Ao invés de falar "Pedro" ela fala "Peda", por exemplo. Seria normal?
Olá, a troca de vogais não é comum nessa idade, porém omitir o R de PedRo sim. A criança deve adquirir esse encontro consonantal "R" no máximo com 5 anos. Sugiro procurar uma fonoaudióloga para avaliação completa.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá!! Como dito anteriormente , a troca do R é normal para a idade dela, mas essa troca do O não é esperada. È importante a Sra verificar se é somente nessa palavra ou se há essa troca em outras palavras. Se ocorre em poucas palavras , tente treinar com ela o correto. Mas, se ocorre em muitas palavras e ela não consegue articular de forma alguma , passe em consulta com uma Fonoaudióloga.
Deve ser feita uma avaliação motora e fonológica da fala. Trocar consoantes é comuns, já trocar um processo de protusao (o) por retração (a) pode ser alteração de execução ou planejamento da produção motora da fala.
sim é normal uma criança de 2 aninhos trocar e não fazer esse fonema /DR/, é o ultimo fonema que a criança aprende. O que não pode é essa troca do A para O percorrer até 3 anos
Até os dois anos a criança está voltada para dois grandes marcos do início da vida que é a marcha e a fala. Se ela já está falando algumas palavras e associando-as para construir pequenas frases, então, está tudo bem com ela. Quanto as trocas, é comum que elas aconteçam nesse início. Mas à frente, se as trocas persistirem, é bom procurar um fonoaudiólogo que trabalhe com essas trocas na fala, a qual chamamos de dislalia. A preocupação deve ser considerada quando ela estiver mais próxima do processo de alfabetização, pois ela pode levar o problema para a escrita.
Nós esperamos que com dois para três anos a criança já faça concordâncias nominais ou seja fale "o Pedro" e não "o peda", mas então ela deve ser avaliada. Muitas vezes existem outras questões de linguagem junto a essa principal que você observou, mas somente um olhar técnico para dizer e avaliar.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- A disléxica,pode ser curada ou amenizada? E quais os métodos mais eficientes,que os pais podem aplicar para ajudar seus filhos ?
- Minha filha tem 5 anos não sabe letras e associa cor a algo " o vermelho cor de sangue"" verde e a cor da árvore" assim por diante e super esperta e ativa e com um ano já falava mais de uma palavra relacionada uma a outra e fala corretamente mas a questão das letras e cores não sei se e o correto ou…
- Qual a idade pode ser descontado erro ortografico de uma criança que está em acompanhamento fonodialogico?
- Meu filho tem 14 anos e não sabe ler, o diagnóstico do autismo só veio com 12 anos. Saímos do interior da Bahia e não sei o que fazer para ajuda; preciso de orientação, pois fica mais triste por não conseguir acompanhar os amigos de sala de aula
- Minha neta foi diagnosticada com dislexia grave. Qual a melhor forma de lidar com isso e ajuda-la a se desenvolver?
- Minha filha completou 4 anos no fim de maio e está no Pré I na escola; ela entrou para a escola.este ano. Ensinaram as vogais, agora estão na consoante P, nos números estão no 15. Ela tem tido dificuldade em reconhecer e escrever as letras e os números. Se peço para ela contar sozinha, ela vai bem até…
- Descobri o universo da leitura quando estava passando por um momento dificil (ansiedade, depressão...) só que desde o inicio, minha imaginação nunca foi algo 100%, as vezes perdia o foco e tinha muita dificuldade de imaginar cenas ou interpretar algumas delas. Nunca fui muito de ler e desde nova tenho…
- Pessoas com dislexia e tdah podem tomar duloxetina?
- Olá. Tenho 29 anos, tenho um histórico de insônia, depressão, ansiedade e fobia social. Já tomei vários tipos de anti-depressivos, anti-psicoticos, remédios para ansiedade, não costumo me adaptar com nenhuma médica. Tenho notado que minha memória está cada vez mais preocupante, estou na universidade…
- Minha filha foi diagnosticada com dislexia quando criança já terminou o terceiro ano hoje tem 21 anos ela quer trabalhar mas não consegue ler nada não junta as palavras e nem números como posso ajudá-la
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 54 perguntas sobre Dislexia
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.