Minha filha completou 4 anos no fim de maio e está no Pré I na escola; ela entrou para a escola.este

9 respostas
Minha filha completou 4 anos no fim de maio e está no Pré I na escola; ela entrou para a escola.este ano. Ensinaram as vogais, agora estão na consoante P, nos números estão no 15. Ela tem tido dificuldade em reconhecer e escrever as letras e os números. Se peço para ela contar sozinha, ela vai bem até o 11, já era assim antes mesmo de começar a escola. As vogais ela também já sabia antes, mas a "Leiturinha" e escrita na escola estão difíceis. Principalmente as consoantes. Estamos no início de setembro e pelo visto esses números vão até o 30 até o fim do ano! Se eu falo uma consoante seguida de uma vogal, ela me fala uma palavrinha que começa pelo som, mas a leitura e escrita que a escola está cobrando está difícil para ela... Ela só tem recebido CD (com dificuldade) e "precisa treinar mais" nas avaliações e atividades de sala de aula... Não sei, mas sinto que a forma como a escola está cobrando está meio exagerada... A pedagoga, em julho, falou comigo inclusive sobre ela refazer o Pré I ano que vem, ou seja, repetir o ano... Outra coisa, eles só trabalham com letra cursiva, que psicomotoramente é bem mais difícil para a criança desenvolver... Será que minha filha está mesmo atrasada no desenvolvimento?
Boa noite, entendo suas questões, por isso vou descrever o que é esperado para uma criança de 4 anos, é claro que esses marcos devem ser interpretados com alguma amplitude, dando à criança tempo para se desenvolver em seu próprio ritmo e devem servir, apenas, de ponto de partida para uma observação mais direcionada, notando atraso de maneira persistente sugiro que busque ajuda profissional.
Espera-se que uma criança entre 4 /5 anos saiba falar aproximadamente 1.500 a 2.000 palavras, compreende o conceito de se/então (“Se tocar no fogão pode se queimar”), abotoa e desabotoa; corta e cola de maneira otimizada; copia triângulo e quadrado, saiba contar e identificar os números até 10, reconheça quase todas as letras do alfabeto, está praticando a escrita do nome. A letra cursiva, possivelmente vem sendo apenas apresentada para que ela vá se familiarizando. Porém, tudo depende do quanto a criança foi estimulada, exemplo, crianças com 6 anos que nunca recortaram, possivelmente não tem habilidade para recorte, pois muitos dos movimentos da coordenação motora fina são aprimorados na medida em que são treinados. Sua filha ingressou na escola esse ano, é possível que apresente dificuldade por falta de estímulos pedagógicos.
Se está sentido que a escola está cobrando mais do que deveria, eu realmente sugiro que agende uma reunião com a coordenadora e com a professora, relate suas questões e ouça o que elas tem a dizer. E se realmente lhe indicarem algum tipo de “atraso”, busque uma Psicopedagoga. A avaliação psicopedagógica é feita para identificar os atrasos, as dificuldades, os bloqueios e constrói uma linha de intervenção exatamente nas questões apresentadas.
Estou à disposição!

A alfabetização só deve ser iniciada no primeiro ano do ensino fundamental. Antes disso a criança não tem os marcos cognitivos necessários para aprender essa habilidade. É claro que pode ser um sinal de alerta, mas não há necessidade nem qualquer recomendação legal, pedagógica e neurológica para crianças serem alfabetizadas aos 4 anos. Isso só gera frustração e perda de autoestima em um ser tão pequeno.
Concordo com as colegas acima, sua filha não precisa ser alfabetizada aos 4 anos de idade, pelo o que você relatou, sugiro que uma conversa com a coordenação e professora da escola, se você não ficar satisfeita, ainda com dúvidas, pense na possibilidade de conhecer outras escolas. E sempre atenta aos marcos de desenvolvimento, qualquer suspeita, converse com o pediatra e se for o caso procure uma psicopedagoga para uma avaliação.
As informações das colegas estão perfeitas. Pelo seu relato, sua filha está atenta à consciência fonológica que é pré requisito na alfabetização.
Ao colocar “CD” na atividade da sua filha, a professora pode estar exigindo uma performance muito elevada para sua criança. Espero que já tenha conversado e esclarecido essas questões com a coordenação pedagógiga da escola.
Olá, concordo com as respostas das demais profissionais, o primeiro passo seria você tentar dialogar com a equipe pedagógica da escola que sua filha estuda. Caso a persistência tente ver a possibilidade de outras escolas, mesmo persistindo tente procurar uma avaliação com um profissional, neste caso o mais indicado e um neuropsicopedagogo
Olá, mamãe!
A alfabetização ocorre dos 6 anos aos 8 anos.
A fase dos 4 anos na Educação Infantil é marcada por importantes marcos no desenvolvimento da criança. Nessa idade, as crianças estão em constante descoberta e aprendizado, desenvolvendo habilidades motoras, cognitivas e sociais.

Nesse período, é comum observar um avanço na coordenação motora fina, o que pode facilitar atividades como desenhar, recortar e manusear objetos pequenos. Além disso, as crianças geralmente começam a demonstrar maior independência em tarefas do dia a dia, como se vestir, comer sozinhas e pentear os cabelos.

No aspecto cognitivo, as crianças de 4 anos estão em uma fase de curiosidade intensa, fazendo muitas perguntas e buscando compreender o mundo ao seu redor. Elas também estão desenvolvendo suas habilidades de linguagem e comunicação, ampliando o vocabulário e a capacidade de expressão.

No entanto, é importante estar ciente de que cada criança se desenvolve em seu próprio ritmo. Algumas podem enfrentar desafios específicos, como dificuldades na identificação e escrita de letras e números, como você mencionou anteriormente.

Se sua filha está enfrentando dificuldades nesses aspectos, pode ser útil buscar apoio de profissionais qualificados para compreender suas necessidades individuais e oferecer estratégias pedagógicas mais adequadas.

Se precisar de mais informações sobre o desenvolvimento na fase dos 4 anos ou quiser compartilhar mais sobre a situação de sua filha, estou aqui para ajudar.
Olá, mamãe!

Compreendo sua preocupação. Conforme os colegas já mencionaram, não há nada de errado se sua filha de 04 anos está tendo dificuldades com a alfabetização, é até mesmo esperado, afinal, o cérebro dela ainda não está preparado para receber esse tipo de conhecimento. As crianças estão prontas para serem alfabetizadas com cerca de 06 anos.

A função da pré escola, é preparar a criança para a escola e isso vai além de ensinar letras. Antes de escrever ela precisa desenvolver a coordenação motora para adquirir o tônus muscular necessário para escrita, necessita conhecer novas palavras para expandir o vocabulário, precisa também aprender a interagir com outras crianças.

Em relação a alfabetização, considero que está dentro do que é esperado para sua faixa etária. Caso queira tirar outras dúvidas, estou a disposição. Espero ter ajudado, abraços!
A pré-escola desempenha um papel crucial no desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças, especialmente na faixa etária de 3 a 5 anos. Ela oferece um ambiente estruturado que promove habilidades fundamentais, como reconhecimento de letras, números, coordenação motora, linguagem e interação social. No entanto, é importante reconhecer que cada criança tem seu próprio ritmo de aprendizado e desenvolvimento.
A ansiedade dos pais em relação ao progresso acadêmico de seus filhos é compreensível, mas é essencial entender que as crianças podem ter diferentes pontos de partida e velocidades de aprendizado. O papel dos pais é apoiar e encorajar seus filhos, proporcionando um ambiente estimulante para a aprendizagem, sem pressioná-los excessivamente.
No caso de sua filha, parece que ela está enfrentando desafios específicos com o reconhecimento e a escrita de letras e números. É importante comunicar suas preocupações à escola e colaborar com os professores para encontrar estratégias adequadas para ajudá-la. A escola deve estar ciente da importância de adaptar o ensino às necessidades individuais de cada criança, fornecendo apoio adicional quando necessário.
Quanto à avaliação de repetir o ano, é importante considerar várias perspectivas. Repetir o ano pode ser benéfico se isso oferecer à sua filha a oportunidade de consolidar habilidades e conhecimentos que ela está lutando para dominar. No entanto, é crucial que essa decisão seja baseada em uma avaliação abrangente do desenvolvimento dela, levando em consideração não apenas seu desempenho acadêmico, mas também seu bem-estar emocional e social.
Quanto ao uso exclusivo de letra cursiva, isso pode representar um desafio adicional para algumas crianças, especialmente em termos de psicomotricidade. Seria sensato discutir suas preocupações com a escola e explorar se há flexibilidade para introduzir outras formas de escrita que possam ser mais acessíveis para sua filha.
Em resumo, é fundamental encontrar um equilíbrio entre desafiar e apoiar sua filha em seu processo de aprendizagem. Isso pode envolver a colaboração estreita entre você, os professores e outros profissionais da escola para garantir que ela receba o apoio necessário para alcançar seu pleno potencial. Um psicopedagogo, seria um profissional crucial para mediação de tal dificuldade.
Olá ! Concordo com você mamãe , existe aí uma cobrança da escola. Existem escalas que avaliam os conhecimentos acadêmicos prévios de crianças pequenas desde 1 ano até 4. Seria interessante avaliar sua criança e conversar com a escola para compreender essas demandas.